Thiago Lasco
FOTOS: VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO
A linha 2014 da Saveiro ganhou dianteira alinhada à dos irmãos Gol e Voyage e mais itens de série. Também ficou mais cara – na versão Cross, o acréscimo na tabela do Volkswagen chega a R$ 1.230.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook:https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
A opção de entrada, chamada pela marca de “nova Saveiro”, sai por R$ 33.490 (cabine-simples) e R$ 36.610 (estendida). Passa a ter vidros e travas elétricos, conta-giros e tampa traseira com amortecedor. ABS e air bags são vendidos à parte.
Para fugir do despojamento, há o pacote Trend, que agrega direção hidráulica, para-choques pintados da cor da carroceria e aplique de tecido nos revestimentos internos das portas.
Por R$ 43.390, a versão Trooper traz direção assistida, ABS, air bags e rodas de liga leve de 15”. A Cross, de topo na linha, é a única a vir de série com ar-condicionado. Traz ainda faróis auxiliares com dupla função (milha e neblina) e acessórios com apelo visual aventureiro. Os preços da versão começam em R$ 48.990.
Além da nova frente, que deu um ar mais robusto à picape, os destaques da linha são o alerta de frenagem de emergência e sistemas como o ECO Comfort (que dá sugestões para o motorista poupar combustível) e Tilt Down (abaixa o o foco do espelho retrovisor direito quando se engata a marcha à ré).
Todas as Saveiro vêm com motor 1.6 de até 104 cv com etanol (são 101 cv com gasolina). Associado ao câmbio manual de cinco marchas com engates precisos, ele deixa a picape ágil no uso urbano.
Em rodovias, o desempenho é suficiente para permitir ultrapassagens seguras, mas não chega a empolgar. Principalmente em um carro de quase R$ 50 mil.
As atualizações agradarão os fãs da picape, mas podem não ser suficientes para animar os indecisos na hora da compra. Segundo informações da própria VW, as autorizadas terão de convencer os clientes de que as novidades justificam o preço maior.