DIEGO ORTIZ
FOTOS: LIFAN/DIVULGAÇÃO
Punta del Este, Uruguai – Com qualidade bastante criticada em passado recente, os carros chineses vêm amadurecendo e melhorando a cada safra. O Lifan X60 é um bom exemplo dessa evolução.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook:https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
O utilitário-esportivo montado no Uruguai com peças vindas da China acerta mais do que erra e é honesto. A julgar pela tabela de R$ 52.777 e a ampla lista de itens de série, traz uma das melhores relações custo-benefício do mercado.
Com motor 1.8 16V a gasolina de 128 cv e 16,8 mkgf, o X60 acelera com desenvoltura. Ao olhar apenas os números, não dá para se animar muito, já que há motores “menores”, como os 1.6, com a mesma força.
Mas a primeira e a segunda marchas do câmbio manual de cinco velocidades são curtinhas e, em conjunto com o bom torque, deixam a condução agradável.
Mas aí chega a curva e… cartão amarelo para o X60. A carroceria torce demais e a frente escapa, o que requer grande subesterço para domar o carro. É certo que utilitários não são feitos para ter aptidão em curvas mais ousadas, mas não podem ser tão deficientes nesse quesito.
Como o isolamento acústico da cabine é ruim, os ruídos dos pneus rolando e do funcionamento do motor incomodam. O bom acabamento supera até o do Renault Duster, um dos rivais do X60 (o Ford EcoSport está bem acima dos dois). Há falhas, mas no geral o Lifan é moderno e agrada.
De série há lanternas e faróis com LEDs para iluminação diurna, sistema multimídia com tela de 7”, DVD e navegador GPS, câmera de ré, sensor de estacionamento, banco de couro, ar-condicionado, trio elétrico, air bag duplo e freios com ABS e EBD, entre outros itens.
VIAGEM FEITA A CONVITE DA LIFAN