Leandro Alvares
Fiat Palio Sporting, Nissan March SR e Renault Sandero GT Line não são as versões mais vendidas de suas respectivas linhas, mas, sem dúvida, lideram nos quesitos estilo e popularidade por causa do visual esportivo. Saias laterais, máscara negra nos faróis, defletor traseiro e rodas com pintura escura não são os únicos itens em comum desses hatches. Os três têm motores flexíveis de 1,6 litro, câmbio manual de cinco marchas e tabela de preço na faixa dos R$ 40 mil. Foi na relação custo-benefício que o compacto da Fiat levou ligeira vantagem sobre os concorrentes.
Tabelado a R$ 40.270, o Palio Sporting é feito em Betim (MG) e responde por 8% das vendas da linha, de acordo com a fabricante. Ele supera os rivais no conjunto mecânico, ergonomia, acabamento e por traduzir melhor a proposta de esportividade visual.
Seu motor com 16 válvulas gera até 117 cv e 16,8 mkgf com etanol, ante os 106 cv e 15,5 mkgf do 8 válvulas do Sandero GT Line, segundo colocado neste comparativo. O Renault produzido em São José dos Pinhais (PR) tem preço inicial de R$ 40.960 (detém 7% dos emplacamentos da “família”) e predicados como conforto e bom espaço interno. Ele acomoda melhor quatro adultos graças aos 2,59 metros de entre-eixos – são 17 cm a mais que o Palio e 14 cm em relação ao March. O porta-malas do Sandero GT Line também é maior que o dos rivais, com 320 litros. Fiat e Nissan têm, respectivamente, 280 e 265 litros de capacidade.
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Por R$ 40.590, o March SR (responsável por 5% das vendas da linha) vem do México e perdeu pontos por causa da transmissão de engates imprecisos e muito ruidosos. Tem acabamento simples e não se diferencia em quase nada das demais versões do hatch. Outro ponto negativo são suas suspensões, que não absorvem com eficácia as irregularidades do piso. Entre os aspectos que agradam, o March vem com direção elétrica, bastante leve em manobras. Nos dois concorrentes, os sistemas têm assistência hidráulica. Apesar da imprecisão, seu câmbio tem relações curtas e contribui para dar agilidade ao compacto. As boas respostas são garantidas também pelo baixo peso, de 982 quilos.
No quesito consumo de combustível, Sandero GT Line e March SR são mais amigáveis. O computador de bordo de ambos apontou, em trecho urbano, média de 7,5 km/l de etanol, enquanto o do Palio registrou 6 km/l. O vencedor do comparativo, embora seja o mais gostoso de dirigir (leia mais na próxima página), decepciona pela garantia total de apenas um ano (os rivais oferecem três) e por ter as apólices de seguro mais caras.
A menor cotação para o Fiat foi de R$ 1.151, ante R$ 1.078 do Renault e R$ 1.149 do Nissan. A lista de opcionais do Palio Sporting é a mais recheada. Só o Fiat pode ter teto solar elétrico (R$ 3.071), câmbio automatizado (R$ 2.333) e air bags laterais (R$ 1.435). Entre os recursos, ele não traz som com Bluetooth e retrovisores elétricos (de série no March) e não disponíveis no Sandero. No Palio, saem por R$ 1.481.