Karina Craveiro
As vendas de veículos novos devem crescer apenas 1% no segundo semestre, de acordo com dados da Fenabrave, federação que reúne as concessionárias do País. Mas, apesar da previsão pouco otimista, as fabricantes estão preparando uma enxurrada de lançamentos.
Até o fim do ano, pelo menos 20 novos veículos estarão nas concessionárias brasileiras. A Peugeot escolheu o mês de agosto para lançar as novas gerações de 408 e RCZ. E o próximo Focus deverá estar nos distribuidores Ford até o dia 31, assim como o esportivo conversível F-Type, da Jaguar.
Em setembro, a Volkswagen lança a sétima geração do Golf. No mesmo mês, Mercedes-Benz, Citroën e Kia estreiam SLS Black Series, C4 Lounge e Quorus, respectivamente.
O último trimestre do ano começa com a estreia do Tracker, utilitário compacto da Chevrolet. No fim de outubro, a Renault traz a segunda geração do Logan, que será produzida na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.
Outubro e novembro, aliás, serão meses bastante agitados. Nesse período a Land Rover lança no Brasil a segunda geração do utilitário-esportivo Range Rover Sport, enquanto a chinesa Geely, que está preparando sua chegada ao País, apresenta o sedã EC7.
Em dezembro, a Nissan lançará o sedã grande Altima, enquanto a Mercedes deverá fechar o ano com o sedã CLA.
AGOSTO
Ford Focus – Inicialmente em versão sedã, o modelo médio fabricado na Argentina terá opção de motores 1.6 16V de até 135 cv e 2.0 16V de até 178 cv. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automatizado de seis velocidades e dupla embreagem.
Jaguar F-Type – O conversível esportivo inglês chegará ao Brasil em três versões. A de entrada, F-Type, é equipada com motor V6 Supercharged de 340 cv. A intermediária, F-Type S, tem o mesmo motor, mas com 380 cv. A de topo da linha, V8 S, entrega 495 cv.
SETEMBRO
Volkswagen Golf – Importada da Alemanha, a sétima geração do hatch médio chegará ao Brasil em duas versões. A de entrada, batizada de Highline, terá motor 1.4 TFSI de 140 cv. Já a esportiva GTI virá com o 2.0 TFSI de 220 cv.
Audi RS6 – Revelada durante o Salão de Genebra (Suíça), em março, a perua alemã tem motor 4.0 TFSI V8 biturbo de 560 cv que pode acelerá-la de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h.
OUTUBRO
Renault Logan – Com carroceria renovada e a mesma plataforma, a segunda geração do sedã de entrada da Renault será fabricada em São José dos Pinhais (PR). Os motores 1.0 e 1.6 flexíveis serão mantidos.
Chevrolet Tracker – O utilitário compacto que será importado do México virá equipado com o mesmo motor 1.8 flexível da linha Cruze. Assim como no médio, poderá ter câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis.
NOVEMBRO
Range Rover Sport – A segunda geração do utilitário-esportivo de luxo inglês desembarca por aqui com duas opções de motor a gasolina: 3.0 V6 de 340 cv e 5.0 V8 de 510. Há ainda uma a diesel de 292 cv.
Geely EC7 – O sedã médio marca a entrada da fabricante chinesa no País. Com motor 1.8 de 138 cv e 17,5 mkgf e câmbio manual de cinco marchas, tem ampla lista de itens de série, com o ar-condicionado digital, computador de bordo e rodas de liga de 16″, entre outros.
DEZEMBRO
Mercedes-Benz CLA – Equipado com sistema start&stop e motor 2.0 16V turbo a gasolina de 211 cv, o modelo alemão será posicionado abaixo do Classe C na gama Mercedes. Com isso, passará a ser o sedã de entrada da marca no País.
Nissan Altima – O sedã grande, mostrado aos brasileiros durante o Salão do Automóvel, em outubro, chega ao mercado com motor 2.5 de 182 cv de potência e 24,9 mkgf de torque e câmbio automático CVT. Importado dos Estados Unidos, será posicionado acima do Sentra.
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