A nova geração do T4 foi flagrada rodando na Via Dutra, próximo à capital. O jipe da Troller, marca que pertence à Ford, estava totalmente camuflado para esconder as atualizações antecipadas no protótipo TR-X, apresentado durante o Salão de São Paulo, há cerca de um ano.
Segundos fontes ligadas à Ford, o modelo feito em Horizonte (CE) vai se beneficiar de itens da Ranger. A picape média emprestará inclusive peças de acabamento. Entre as novidades, além de air bags e freios ABS, itens obrigatórios para todos os carros vendidos no Brasil a partir de 2014, haverá distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
As suspensões da Ranger, independente na dianteira e de eixo rígido com feixe de molas na traseira, são mais eficientes que as atuais e permitirão reduzir os custos de produção. O motor turbodiesel 3.2 de 165 cv e o câmbio manual de cinco marchas deverão dar lugar ao 3.2 de 200 cv e às caixas manual e automática de seis marchas da picape média.