Thiago Lasco
Com o segmento de compactos aquecido e a conterrânea Chery ganhando força na briga, a JAC atualizou a família J3, que acaba de completar dois anos de vida no Brasil. A marca fez mudanças no estilo e no acabamento do hatch e do sedã. Com isso, espera ter fôlego no segmento até o primeiro semestre de 2015 – quando começará a ser vendido um novo compacto feito pela chinesa na Bahia.
A dianteira traz atualizações nos faróis, grade e para-choque. No sedã J3 Turin, as mudanças também foram aplicadas na traseira – as lanternas, redesenhadas, agora estão mais horizontais e invadem a tampa do porta-malas, como no VW Voyage e Fiat Grand Siena.
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Na cabine, nota-se a preocupação em aprimorar o acabamento, ponto fraco da marca. Os plásticos têm melhor textura. O console central e as portas receberam aplicação de material escuro, o que deixou o ambiente mais agradável.
O painel de instrumentos abandonou os marcadores sobrepostos, de difícil visualização – os novos imitam os do VW Fox. O volante também mudou: traz três raios e comandos para as funções do rádio.
Na parte mecânica, houve apenas ajustes no câmbio e na suspensão. O motor 1.4 de 108 cv é ágil na cidade, mas torna-se barulhento a partir dos 100 km/h e não é flexível, como na maioria dos concorrentes.
Para quem prioriza o desempenho, vale aguardar até outubro, quando a versão J3S do hatch, mais apimentada, receberá a reestilização dos irmãos. Seu motor 1.5 flexível terá tecnologia que dispensa o tanquinho para partida a frio.
OUTRAS NOVIDADES
A JAC tem mais cartas na manga para este ano. A perua J6 passará por reestilização nos próximos dois meses. Ainda em 2013, chegará a van T8, com motor 2.0 turbo, e o subcompacto J2 trará opção com o mesmo propulsor do J3S. No primeiro semestre de 2014, o sedã J5 recebe atualização.
O novo compacto, que será o primeiro produto produzido na fábrica da JAC em Camaçari (BA), começa a ser vendido em maio de 2015, com motores 1.0, 1.4 e 1.5, todos flexíveis.