Eles têm duas-portas, potência e torque muito parecidos e estilo para lá de atraente. Fazem sucesso tanto em movimento quanto nas paradas de semáforo por causa do visual com pegada esportiva. Por isso, colocamos Audi A3 Sport e Mini Paceman lado a lado para saber qual é o melhor.
O preço dessa dupla chama atenção (nesse caso, de forma não tão atrativa). O cupê da Mini é o mais caro: sua tabela parte de R$ 144.950 e ainda há o acréscimo de R$ 1 mil se o interessado optar pela pintura metálica.
Mas não foi só o preço o responsável pela derrota do Paceman para o A3 Sport, cuja tabela começa em R$ 115.000 e sobe para R$ 125.900 com seu único opcional, o sistema de navegação (R$ 9.900), e da pintura metálica (R$ 1 mil).
O Audi oferece mais espaço na cabine (2,63 metros de entre-eixos, ante 2,59 m do Mini) e no porta-malas (380 litros, ante 330 l). Nele os comandos do siStema multimídia são mais intuitivos que os do rival e as suspensões maltratam menos os ocupantes ao encarar as esburacadas vias do País.
No quesito desempenho, essa dupla é parelha. Com motor 1.8 turbo a gasolina de 180 cv, o A3 Sport tem ótima desenvoltura para acelerar, assim como Paceman, que traz sob o capô o 1.6 turbinado de 184 cv.
As retomadas de velocidade do Audi são um tiquinho melhores, graças aos 25,5 mkgf de torque disponíveis a partir das 1.250 rpm. No caso do Mini, os 24,5 mkgf surgem às 1.600 rotações e o câmbio automático de seis marchas não administra esse poderio tão bem quanto o automatizado de dupla embreagem e sete velocidades do rival.
Nas curvas, Paceman e A3 Sport parecem imitar a Red Bull de Sebastian Vettel na Fórmula 1, tamanha a capacidade de manter a trajetória mesmo em velocidades elevadas. Por ter carroceria mais alta que a do alemão, o Mini acaba impressionando mais nessa hora.
Outra demonstração de esportividade dessa dupla está na direção de assistência elétrica e respostas diretas. Na prática, é como se o motorista estivesse guiando um kart.
Invocados bem equipados
Em termos de equipamentos, não há do que reclamar. Teto solar, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento, navegador GPS (de série no Paceman), controle de tração, air bags, aletas para trocas de marcha sequenciais, faróis de xenônio, etc, etc, etc…
A Audi promete oferecer como opcional, no futuro, o limitador de velocidade adaptativo, que reduz a velocidade para manter a distância do carro da frente. Por ora, o A3 leva vantagem sobre o Mini por trazer sistema start&stop, que desliga o motor em paradas, como semáforos, e o religa quando o motorista tira o pé do freio.
Por serem novidades no País, as concessionárias de Audi e Mini ainda não tinha preços de peças básicas de reposição, como jogo de velas e pastilhas de freio. Por isso, descartamos essa nota do comparativo.
Mas os carros não escaparam da aferição de seguro. E quem decepcionou (por ser muito visado por ladrões) é o Audi. Na Porto Seguro, a apólice sai por R$ 4.707, ante R$ 3.443 do Paceman. Entre os altos e baixos de cada modelo, o resultado desse confronto é que o A3 Sport somou 62 pontos e o Mini, 58. Confira as parciais a seguir e as especificações técnicas:
Audi A3 Sport
Preço sugerido: R$ 115.000 (R$ 125.900 completo)
Motor: 1.8, 4 cil., 16V, turbo, gasolina
Potência: 180 cv a 5.100 rpm
Torque: 25,5mkgf a 1.250 rpm
Câmbio: Automatizado, 7 marchas
Porta-malas: 380 litros
Entre-eixos: 2,63 metros
Mini Paceman
Preço sugerido: R$ 144.950
Motor: 1.6, 4 cil., 16V, turbo, gasolina
Potência: 184 cv a 5.500 rpm
Torque: 24,5 mkgf a 1.600 rpm
Câmbio: Automático, 6 marchas
Porta-malas: 330 litros
Entre-eixos: 2,59 metros
Seguro*:
Audi: R$ 4.707 (Porto Seguro) / R$ 6.612 (Sul América)
Paceman: R$ 3.443 (Porto Seguro) / R$ 5.109 (Sul América)
*Cotações feitas pela Resicor, fone 2239-4900
Notas
Audi A3 Sport
Acabamento 5
Câmbio 5
Conforto 4
Desempenho 5
Equipamentos 5
Ergonomia 5
Espaço 3
Estabilidade 5
Estilo 4
Instrumentos 5
Motor 5
Porta-malas 4
Preço 2
Seguro 1
Suspensão 4
TOTAL 62
Mini Paceman:
Acabamento 5
Câmbio 5
Conforto 4
Desempenho 4
Equipamentos 5
Ergonomia 5
Espaço 2
Estabilidade 5
Estilo 5
Instrumentos 4
Motor 5
Porta-malas 3
Preço 1
Seguro 2
Suspensão 3
TOTAL 58
(Total de 80 pontos possíveis. Avaliação: 1 – muito ruim; 2 – ruim; 3 – regular; 4 – bom; 5 – ótimo)