Belisa Frangione
Uma das maiores preocupações do consumidor na hora de comprar um seminovo é o que fazer em caso de defeito. Para agregar valor ao usado, atrair clientes e aumentar o giro de estoque das concessionárias, algumas montadoras mantêm programas que cobrem reparos em carros de segunda mão, inclusive de outras marcas.
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“Em geral, quem compra um usado está mais interessado no preço que em benefícios”, diz o consultor da ADK, Paulo Garbossa. Para tentar seduzir esses clientes, os programas incluem serviços e benefícios normalmente associados a novos.
É o caso do Citroën Confiance, que existe desde os anos 90 e acaba de ser reformulado. Entre os destaques há assistência 24 horas (até 300 km de guincho) em parceria com a seguradora Mapfre, garantia de 12 meses para motor e câmbio e verificação de 93 itens do veículo. Em caso de reparo o cliente pode procurar uma concessionária ou oficinas credenciadas.
Só entram no programa veículos com até 120 mil quilômetros rodados e que não tenham sido sinistrados. Os usados para fins profissionais ficam de fora.
“O carro deve estar com todas as revisões em dia”, diz o gerente sênior de venda de automóveis da Mercedes-Benz do Brasil, Dirlei Dias. Desde 2011 a marca mantém no País o Star Selection – Mercedes-Benz Seminovos Certificados.
Outra vantagem para o consumidor é o certificado de procedência. No caso do Siga – Seminovos Inspecionados e Garantidos, da Chevrolet, são checados aspectos como documentação e até se o desgaste dos pneus condiz com a quilometragem.
Os carros certificados contam com opções diferenciadas de financiamento. Como os participantes do BMW Premium Selection, que podem ser adquiridos com entrada de 20%.
A estratégia tem feito sucesso. Diretor comercial da Mitsubishi, Fernando Matarazzo afirma que as vendas de usados dispararam após a implantação do Mitsim – Seminovos Inspecionados Mitsubishi. “No ano passado foram mais de 103 mil.”
Regresso. A Audi, que deixou de oferecer um pacote de benefícios para seus seminovos no País, está voltando a investir no segmento. O programa piloto do Audi Approved Plus terá início em agosto em três concessionárias do País: Belo Horizonte, Curitiba e Blumenau (SC). “Estamos finalizando aspectos como prazos de coberturas, itens incluídos, etc…”, diz Guilherme Rezetti, gerente de Desenvolvimento de rede e veículos usados da marca. Segundo informações do executivo, diferentemente do anterior, o novo programa é mundial.
Primeira investida desse tipo feita pela marca alemã no mercado brasileiro, o Audi Qualified durou quase dez anos. Os carros participantes do programa passavam por uma inspeção de 120 itens. A garantia para os Audi aprovados era de dois anos, enquanto modelos de outras marcas certificados pela fabricante tinham um ano.
Segundo o diretor do Centro de Estudos Automotivos, Luiz Carlos Mello, esses programas não são uma tendência, mas movimentos esporádicos para esvaziar estoques das concessionárias. “Vale a pena aproveitar as vantagens e as garantias adicionais”, afirma o especialista.