Belisa Frangione
Quando se fala em higienização de carro, é comum se pensar primeiramente no tradicional “lava-jato”, onde o automóvel passa por uma espécie de cabine que realiza o serviço. Porém, há diversas outras opções de lavagem, algumas mais eficazes, outras ecologicamente corretas. Confira abaixo.
LAVAGEM CONVENCIONAL
O início do processo é feito com a limpeza na parte interna. “Toda a sujeira de dentro do carro deve ser aspirada”, explica Márcio Fernandes, proprietário da Cristal Car (4232-8451), em São Caetano do Sul, no ABC.
Na parte externa, são aplicados água e um xampu à base de resina com o auxílio de uma máquina. Com o carro molhado, geralmente se passa um outro produto de resina à base de flúor. “Esse composto evita que a poeira impregne na pintura”, diz Fernandes.
Uma prática comum, mas não recomendada, é a utilização de querosene, que deve ser restrito a casos específicos. “Somente se a lataria teve contato com alguns materiais, como óleo e piche”, explica o especialista em lavagem e gerente da especializada Lava Rápido Premium (2236-3588), na zona norte, Elias dos Santos.
Na Cristal Car, a lavagem para um hatch compacto custa R$ 30. No Lava Rápido Premium, o mesmo serviço para um utilitário sai por R$ 36.
LAVAGEM A SECO
O método ainda é pouco utilizado. “Ao contrário do que o nome sugere, ela é molhada”, brinca o sócio da especializada Llotus (www.llotus.com.br), Caio Pereira.
Esse tipo de higienização é realizado com um composto de cera de carnaúba diluído em água. “A vantagem é que esse composto auxilia na preservação da pintura. A cera forma uma película de proteção sobre o verniz da lataria”, afirma Pereira. A mistura é aplicada com pulverizador.
Na lavagem a seco, também não há secagem. Panos especiais de microporo têm a função de tirar o excesso de líquido e dar acabamento. Todo o processo leva 50 minutos.
Na rede Llotus, a lavagem a seco para hatches e sedãs pequenos vai de R$ 30 a R$ 35. Para três-volumes maiores, utilitários e picapes, o preço varia entre R$ 35 e R$ 40.
LAVAGEM A VAPOR
Como a lavagem a seco, é um método ecologicamente correto. Na lavagem a vapor são utilizados apenas dez litros de água. Como comparação, o serviço convencional usa cerca de 300 litros.
Com uma mangueira ligada à máquina que gera o vapor, um produto é aplicado por 40 minutos. Para o acabamento, é utilizado o método tradicional. “Aspiração, limpeza dos vidros e polimento são feitos com cera”, explica o proprietário da Lava ECO Estética Automotiva (www.lavaeco.com), Emerson Santos. Os preços variam de R$ 35 a R$ 55.
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