A cidade de Genk, na Bélgica, foi a escolhida pela Ford para sediar a “maternidade” do Mondeo. Um projeto ousado da marca americana, que englobaria diferentes modelos em uma mesma plataforma, chamada CDW27. Em março de 1993, o veículo começou a ser vendido nas versões sedã, hatch e perua, primeiramente na Europa, onde substituiu o Sierra.
CONFIRA, EM VÍDEO, A HISTÓRIA DO MONDEO
Lá, o sedã ganhou o título de “Carro do ano”, em 1994. Como projeto mundial, o Mondeo também foi para a Ásia, tirando o Ford Tealstar de cena, e para a América do Norte, onde ele substituiu dois modelos: Tempo e Topaz.
Após dois anos da chegada às lojas europeias, em 1995, o Mondeo aterrissou no Brasil, importado da Bélgica, com lista de equipamentos sofisticada para a época, espaço interno e bom desempenho. Características que estavam em falta no mercado da época.
Em 1999, a versão Ghia, com motor 2.5 V6 de 170 cv, foi o ápice do luxo do modelo no País. Porém, o alto preço cobrado foi determinante para a Ford retirar o Mondeo de linha por aqui. Em 2006, com 28.606 unidades importadas, o três-volumes deixava o Brasil. O Fusion entrou em seu lugar.
Lá fora, porém, as vendas continuaram. A quarta geração do Mondeo até atuou em “007 – Cassino Royale”. Hoje, eles está em sua 5ª geração.
O sedã foi apresentado no Salão do Automóvel de Detroit, nos EUA, em 2012. Chamou a atenção pelas formas musculosas e bem definidas e também pela grade enorme que remete aos Aston Martin ingleses. E, caso você não saiba, ela é o próprio Fusion vendido no Brasil.
Conheça alguns fatos importantes sobre o sedã, divulgados pela Ford
1993 – Primeira geração é lançada na Europa com ABS, air bag para o motorista e controle de tração como itens de série;
1995 – Importado da Bélgica, chega ao Brasil para as versões CLX 1.8 16V de 115 cv e GLX 2.0 16V de 136 cv;
1996 – A segunda geração recebe pequena reestilização e perde 18 kg. Um milhão de unidades vendidas na Europa;
1999 – Duas milhões de unidades são vendidas no Velho Continente;
2000 – Terceira geração é lançada e também começa a ser produzida na China;
2003 – Três milhões de unidades comercializadas na Europa;
2006 – Após passar por reestilização, modelo surge em “007 – Cassino Royale”. No mesmo ano, deixa de ser importado para o Brasil: 28.606 unidades foram trazidas;
2007 – Quarta geração tem plataforma desenvolvida com a Volvo e também utilizada pelo sedã S80;
2009 – Quatro milhões de unidades são vendidas na Europa;
2012 / 2013 – Apresentação da quinta e atual geração do Mondeo, novamente como projeto mundial. Também é vendido no Brasil, mas como Fusion.