Vida de sedã não é fácil. Para conseguir uma fatia em um dos mais disputados segmentos do mercados, o três-volumes precisa ser bonito, espaçoso, eficiente na cidade e bem disposto nas estrada. Tudo isso somado ao fator determinante para a compra: tabela competitiva.
E preço, definitivamente, não é o mérito do Focus Sedan, novato dessa turma, que mudou de geração. O Ford custa, na versão Titanium, de topo, assustadores R$ 89.990. Porém, mostrou-se um produto superior àqueles que desafiou neste comparativo: o líder do segmento, Honda Civic, o segundo colocado em vendas, Toyota Corolla, e o vencedor da última edição dos “Melhores dos Jornal do Carro” na categoria sedã, Peugeot 408.
O Focus sagrou-se vencedor mas, com esse preço, terá dificuldade para repetir o êxito em vendas. A principal arma do Ford é o novo e moderno motor Duratec 2.0, com comando de válvulas independente e 178 cv, o primeiro flexível com injeção direta do mundo. Dispensa o tanque de gasolina para partida a frio e traz peças fundidas de alumínio, como pistões, cárter e cabeçote, para diminuir o peso.
O câmbio de dupla embreagem, tecnologia encontrada no segmento, até então, apenas no Volkswagen Jetta TSI, também é um diferencial.
Segundo colocado, o Peugeot 408 entrega o melhor custo benefício: R$ 78.090 na versão 1.6 THP com todos os opcionais disponíveis. O motor de 165 cv, único só a gasolina desse grupo, agrada. Porém, isso não foi suficiente para compensar a perda de pontos no seguro e manutenção.
Já a dupla japonesa mantém a hegemonia no topo de vendas. De janeiro a setembro, 42.081 unidades do Civic (tabela de R$ 83.990) foram emplacadas – média de mais de 4,5 mil carros por mês. A mais recente novidade no Honda, terceiro colocado neste comparativo, surgiu no começo do ano. O motor 2.0 com tecnologia Flex One conta com 155 cv, não usa tanquinho auxiliar de partida e é 45 quilos mais leve.
As novidades do experiente Corolla (R$ 85 mil) são… bem, a nova geração está prevista para 2014. Enquanto ela não chega, o Toyota continua correto, confortável, com bom motor e “cara de tio”.
1º FORD FOCUS SEDAN TITANIUM
Se destaca pela suspensão bem acertada e confortável, que ajuda a garantir a ótima estabilidade. Traz também mais modernidade e tecnologia que seus rivais neste comparativo, além de visual com traços atuais.
O ponto negativo é o preço alto e o porta-malas que deixa a desejar em volume, além das trocas manuais por botão na alavanca do câmbio. O preço de algumas peças de reposição assusta.
Raio-X
Preço sugerido: R$ 89.990
Motor: 2.0, 4 cil., 16V, flexível
Potência: 178 cv (etanol)
Peças de reposição*: R$ 4.737,87
Seguro**: R$ 2.413 (Porto Seguro)
Confira ficha técnica completa
2º PEUGEOT 408 GRIFFE THP
Por R$ 78.090, ou R$ 11.900 a menos que o Focus, é confortável e cheio de itens de série, embora não traga a mesma modernidade do Ford. A suspensão mudou na linha 2014 e deixou de ser barulhenta.
O motor turbo casa bem com o câmbio automático de seis marchas. O ponto negativo é o preço das peças de reposição e seguro e a falta de requinte na cabine.
Raio-X
Preço sugerido: R$ 78.090 (com todos os opcionais)
Motor: 1.6 turbo, 4 cil., 16V, gasolina
Potência: 165 cv
Peças de reposição*: R$ 4.840,21
Seguro**: R$ 3.852,07 (Porto Seguro)
Confira a ficha técnica completa
3º HONDA CIVIC EXR
Líder do segmento, ganhou recentemente motor flexível de 155 cv. O propulsor faz bem seu trabalho junto com o câmbio automático de cinco marchas e o Honda é o único com hastes para trocas de marcha atrás do volante.
Entre seus destaques há o sistema Econ, para reduzir o consumo de combustível. O preço alto e a falta de ajustes elétricos para os bancos, além do porta-malas pequeno para o segmento, são suas falhas.
Raio-X
Preço: R$ 83.990
Motor: 2.0, 4 cil., 16V, flexível
Potência: 155 cv (etanol)
Peças de reposição*: R$ 2.581,09
Seguro**: R$ 2.704 (Porto Seguro)
Confira ficha técnica completa
4º TOYOTA COROLLA ALTIS
É correto, mas defasado. Tanto no estilo quanto na cabine já fora de moda, com imitação de madeira combinada a tons de bege.
Mesmo antigos, motor e câmbio (de quatro marchas) ainda fazem um belo trabalho. E a suspensão é firme sem prejudicar o conforto. Muda de geração no ano que vem.
Raio-X
Preço: R$ 85 mil
Motor: 2.0, 4 cil., 16V, flexível
Potência: 153 cv (etanol)
Peças de reposição*: R$ 3.749,34
Seguro**: R$ 3.714,23 (Porto Seguro)
Confira ficha técnica completa
*Pacote inclui amortecedor traseiro, farol dianteiro, Jogo de velas, Para-choque dianteiro e pastilhas de freio. Levantamento foi realizado pelo InformEstado;
** Cotações feitas pela RK Security, fone (011) 2651 0010. Perfil: homem, casado, 40 anos, morador do centro da cidade de São Paulo