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Em nova geração, Golf enfrenta Cruze Sport6
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Comparativo

Em nova geração, Golf enfrenta Cruze Sport6

Importado da Alemanha, hatch médio Volkswagen desafia o Chevrolet produzido no Brasil

16 de out, 2013 · 6 minutos de leitura.

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 Em nova geração, Golf enfrenta Cruze Sport6
Cruze Sport6 LT x Golf Highline

Lançado no Brasil no mês passado, o novo Volkswagen Golf teve seu preço inicial, de R$ 67.990, bastante criticado. Porém, ao compará-lo a concorrentes nacionais e argentinos, que diferentemente do modelo alemão não recolhem 35% de imposto de importação, nota-se que esse valor não é assim tão alto. O Chevrolet Cruze Sport 6, que o novato desafia neste comparativo, tem tabela inicial apenas R$ 3.500 inferior – a R$ 64.490.

Leia também: VW investirá R$ 520 milhões para produzir novo Golf no Brasil
Linha 2014 do Chevrolet Cruze traz sistema MyLink
Comparativo: Focus Sedan x 408 x Civic x Corolla

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As listas de equipamentos são compatíveis e o Golf traz conjunto mecânico, desempenho e acabamento superiores, além de muita tecnologia. Assim, o preço não impediu o triunfo do VW em seu comparativo de estreia no Jornal do Carro.

Na versão Highline manual, ele derrotou o Cruze Sport6 com ampla vantagem. De 70 pontos possíveis, o VW fez 58, ante 50 do concorrente (veja tabela abaixo).

A mais que o Cruze, o Golf traz sete air bags (são apenas dois no rival) e sensor de estacionamento. O Chevrolet contra-ataca com navegador GPS e rodas de 17”, ambos opcionais no VW. Os dois trazem direção elétrica, ar-condicionado digital, controle eletrônico de estabilidade e freios ABS, entre outros itens.


Uma grande vantagem do Golf é a lista de opcionais, que o Cruze LT manual não tem. Nela estão itens não disponíveis no rival, como bancos de couro, faróis de LEDs e sistema de auxílio ao estacionamento, entre muitos outros. O problema? Com pacote completo, o preço do VW vai a R$ 107.990.

RODANDO

A potência de 140 cv do 1.4 turbo a gasolina do Golf pode dar a impressão de que ele tem desempenho semelhante ao do 1.8 flexível, de até 144 cv, do Cruze. Engano. Em movimento, o carro alemão é muito superior.


Seu principal trunfo é o torque. São 25,5 mkgf disponíveis a apenas 1.500 rpm. O do Cruze, de 17,8 mkgf, é entregue em sua plenitude em rotação bem mais alta (3.800 rpm).

O resultado são acelerações e retomadas bem mais vigorosas para o VW, fazendo o Chevrolet parecer até um tanto lento. O câmbio do alemão é mais bem escalonado que o do Cruze, além de ter engates mais precisos.

Outra vantagem do Golf é a proteção acústica superior, que reduz o nível de ruído na cabine. E o Chevrolet apresenta mais vibrações no volante durante as acelerações.


Os dois trazem controle eletrônico de estabilidade, o que os deixam bem à mão em curvas e alta velocidade. Porém, as suspensões do Golf são mais bem acertadas, tornando-o um carro mais gostoso de guiar em qualquer situação.


1º VOLKSWAGEN GOLF HIGHLINE

Raio-X
Preço sugerido: R$ 67.990
Motor: 1.4 turbo, 4 cil., 16V, gasolina
Potência: 140 cv
Câmbio: manual, seis marchas
Confira ficha técnica completa


2º CHEVROLET CRUZE LT

Raio-X
Preço sugerido: R$ 64.490
Motor: 1.8, 4 cil., 16V, flexível
Potência: 144 cv (etanol)
Câmbio: manual, seis marchas
Confira ficha técnica completa

NOTAS


GOLF
Acabamento – 5
Câmbio – 4
Conforto – 4
Desempenho – 4
Equipamentos – 5
Ergonomia – 5
Espaço – 3
Estabilidade – 5
Estilo – 4
Instrumentos – 4
Motor – 5
Porta-malas – 3
Preço – 2
Suspensão – 5

TOTAL – 58

CRUZE SPORT6
Acabamento – 4
Câmbio – 3
Conforto – 4
Desempenho – 3
Equipamentos – 3
Ergonomia – 4
Espaço – 4
Estabilidade – 4
Estilo – 4
Instrumentos – 4
Motor – 3
Porta-malas – 4
Preço – 4
Suspensão – 3


TOTAL – 50

(Total de 70 pontos possíveis. Avaliação: 1 – muito ruim; 2 – ruim; 3 – regular; 4 – bom; 5 – ótimo)


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.