![Fusca é a alegria de seu dono](https://fotos.jornaldocarro.estadao.com.br/jornal-do-carro/imagens/noticia/fusca-abre-noticia.jpg)
“Esse carro merece uma atenção, diz aí”. É com essa frase que o taxista Lorenzo Brancato define seu veículo do coração. O modelo não é exatamente incomum, mas atrai muitos olhares: um Fusca 1500 ano 1974.
O Volkswagen adquirido por Brancato há apenas um mês é vermelho. Um amigo o comprou em 2008 e logo o taxista iniciou uma “paquera” com o carro. “Ele mal curtiu o Fusca e tentei convencê-lo a vender.”
Como não conseguiu fazer o amigo mudar de ideia, Brancato comprou um exemplar amarelo com motor 1.300 feito em 1972. A paixão pelo Volks era tanta que ele pintou dessa mesma cor um Fusquinha de brinquedo movido a controle remoto que originalmente era branco.
Em setembro, o então dono do Fusca vermelho resolveu vendê-lo. Brancato então se desfez do amarelo e comprou o carro que tanto queria. “Fiz apenas a repintura e troquei os pneus.”
O Fusca tem motor boxer de quatro cilindros a gasolina que gera 36 cv de potência. O câmbio tem quatro marchas.
Brancato afirma que tem planos também para o Fusca de controle remoto. “Como já consegui o que queria, vou pintar o carrinho de vermelho em homenagem ao ‘irmão’ maior.”
HISTÓRIA
O Fusca surgiu na Alemanha em 1938, criado por Ferdinand Porsche a pedido de Adolf Hitler. Ao Brasil, o modelo chegou em 1950.
O Volks foi produzido em São Bernardo do Campo (SP) de 1959 a 1986. Em 1993, por iniciativa do então presidente Itamar Franco, a fabricação foi retomada, mas por tempo limitado. Quatro anos depois, chegou ao mercado o New Beetle, que foi rebatizado de Fusca em 2012.