O Mustang está completando 50 anos e, para comemorar, a Ford planeja lançar uma nova geração do esportivo ainda neste ano. Enquanto a novidade não chega, vale lembrar de um protótipo criado em 1970. Chamado de Mustang Milano, o cupê nada tinha a ver com o modelo vendido à época.
Em uma primeira olhada, o carro parecia uma mistura entre os muscle cars norte-americanos e os esportivos que rodavam na Europa.
Outro aspecto que certamente chamou a atenção dos visitantes do Salão de Chicago – evento no qual o conceito foi revelado – era a baixa altura do modelo (pouco mais de um metro). As lanternas mudam de cor de acordo com o movimento do carro: verde indica aceleração, âmbar quer dizer velocidade constante, e vermelho, obviamente, se refere a frenagem.
Outras extravagâncias incluem a cor da carroceria, um roxo bastante chamativo, e o revestimento interno, que segue o mesmo tom dos bancos de couro. Há ainda tapetes felpudos, também roxos.
O Mustang Milano nunca chegou a ser feito em série, mas suas linhas influenciaram futuros carros da Ford. Um deles foi o Falcon XB 1974, cupê vendido na Austrália que ficou famoso na série de filmes “Mad Max”.