No próximo dia 2 de dezembro, a Lexus apresentará o novo RX. A remodelação do utilitário-esportivo, conhecido no Japão como Toyota Harrier, estreia inicialmente no país asiático.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Leia mais notícias sobre a Lexus
Enquanto a versão convencional do carro chega ainda em 2013, para o início de 2014 é prevista uma variante híbrida. Equipada com um motor 2.5 de ciclo Atkinson e motores elétricos dianteiro e traseiro, ela foi criada pela marca para se enquadrar na legislação de poluentes do Japão, que prevê reduções de impostos para veículos menos agressivos ao ambiente.
Combinadas, as unidades elétricas e a combustão geram 197 cv de potência máxima. A tração é integral, sendo que a força para as rodas traseiras fica a cargo do motor elétrico localizado ali. Além da motorização avançada, há itens como amortecedores adaptativos e sistemas de segurança que mantém o veículo na faixa, auxiliam a frenagem na iminência de colisão e detectam obstáculos.
No Brasil, a geração anterior do RX chegou em 2012 e não há previsão para que o modelo atualizado seja vendido por aqui. No Japão, o híbrido custará 3.610.000 ienes (cerca de R$ 83 mil).