Com a proximidade do Salão de Detroit, que acontece entre 13 e 26 de janeiro de 2014, algumas montadoras começam a apresentar as novidades que vão estrear no evento.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Veja as atrações do Festival de Velocidade de Goodwood
A BMW, por exemplo, já mostrou cinco veículos que marcarão presença no seu estande. Mas Lexus, Mercedes-Benz, Infiniti, Volvo, Audi, Cadillac e Chevrolet também revelaram informações sobre os seus lançamentos.
Confira as novidades que já foram anunciadas:
Lexus RC-F Coupé – A empresa ainda não forneceu detalhes da versão apimentada F do cupê RC, revelado no Salão de Tóquio no mês passado. As únicas informações conhecidas são que o veículo terá tração traseira e motor 5.0 V8 com cerca de 500 cv. O RC-F começa a ser vendido no final de 2014.
Cadillac ATS Coupé – Complementando a linha ATS sedã, a versão cupê fará sua estreia no evento. As motorizações ainda não foram divulgadas, mas a previsão é de que o modelo traga os mesmos motores 2.5 e 2.0 turbo de quatro cilindros e 3.6 V6 disponíveis no “irmão”. As vendas devem começar em julho nos EUA.
BMW M3 e M4 Coupé – Os dois modelos, que começam a ser vendidos em meados de 2014, são oferecidos na carroceria sedã de quatro portas para o M3 e cupê de duas no caso do M4. Segundo a marca, a redução de peso foi algo em torno de 80 kg em relação à geração anterior. O motor de ambos será um seis cilindros em linha com turbo, que rende 425 cv. O câmbio é automatizado de dupla embreagem.
Chevrolet Corvette C7-R – Versão do esportivo voltada às competições, o C7-R fará sua estreia nas pistas nas 24 Horas de Daytona, que também será realizada em janeiro. A GM ainda não divulgou nenhum detalhe técnico sobre o modelo.
BMW X1 – O crossover de entrada da marca passou por uma leve reestilização: no exterior as luzes diurnas, o desenho das rodas de liga leve de 22″ e as entradas de ar são novidade. Por dentro, o X1 ganhou novas opções de cores para o estofado e uma central de entretenimento online, chamada BMW ConnectDrive. As vendas começam em fevereiro.
Mercedes-Benz Classe C – A nova geração do sedã terá visual mais sofisticado, trazendo mais semelhanças com o Classe S. O modelo terá nova plataforma, que o deixará com 8 cm a mais de entre-eixos, e 100 kg a menos, devido à carroceria de alumínio.
BMW Z4 Pure Fusion Design – O roadster lançado no ano passado ganhará uma versão focada no design, com acabamento de couro Nappa marfim e console central de madeira. Já a pintura externa chamada de Sparkling Brown é exclusiva da série especial. O Z4 Pure Fusion Design também será equipado com o kit aerodinâmico M Sport.
Audi Show Car – A alemã revelou apenas alguns desenhos de seu novo utilitário compacto de duas portas com linhas de cupê. Ainda sem nome divulgado, o crossover de 4,20 m de comprimento será um indicativo de estilo dos futuros modelos da marca. As especificações técnicas também não foram informadas.
Chevrolet Corvette Z06 – A Chevrolet mostrará a nova geração do superesportivo, que foi “concebido para entregar níveis elevados de performance por meio de motorização, chassi e caraterísticas aerodinâmicas”, afirmou a marca em comunicado. Rumores dão conta de que o motor será um 7.0 V8 naturalmente aspirado com cerca de 600 cv.
Volvo XC Coupé Concept – O utilitário esportivo em forma de conceito vai antecipar o futuro design da nova geração do XC90, que deve chegar ao mercado no final do ano que vem. Será o primeiro modelo da marca sueca desenvolvido sob a propriedade da chinesa Geely. Apesar de os dados técnicos ainda serem segredo, a Volvo informou que o modelo terá todos os elementos de segurança ativa e passiva que são parte de seu DNA.
Infiniti Q50 Eau Rouge Concept – O braço de luxo da Nissan vai levar ao salão um conceito inspirado na Fórmula 1, descrito pela marca como uma “projeção de design” do sedã Q50 com apelo esportivo. A versão leva o nome da famosa curva de Spa-Francorchamps (Bélgica), a Eau Rouge. Mais detalhes serão divulgados apenas na estreia.
BMW Série 2 – Apesar de ter sido revelado em outubro, o Série 2 fará sua estreia oficial em Detroit, uma vez que suas vendas começam em março. Desenvolvido para substituir a versão cupê da primeira geração do Série 1, o modelo terá versões com diferentes motorizações, rendendo entre 187 cv e 330 cv.