À primeira vista, eles são bem parecidos. São de marcas reconhecidas por oferecer modelos luxuosos, têm motores seis-cilindros com potência e torque semelhantes, dimensões próximas e visual esportivo. Mas basta uma acelerada para deixar claro que BMW 335i e Volvo S60 R Design têm temperamentos opostos. O primeiro é para quem gosta de esportividade e o outro serve melhor os que prezam segurança e conforto.
Portanto, o fator que determinou o vencedor deste comparativo não foi o desempenho, mas o preço. E o campeão é o S60, que custa R$ 84 mil a menos que o 335i. A tabela do Volvo é de R$ 205.950 e a do BMW, de R$ 289.950.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Leia mais notícias sobre a BMW
++ Leia mais notícias sobre a Volvo
++ Leia mais comparativos
O fato de o alemão ser o suprassumo do prazer ao volante e feito sob medida para os amantes da velocidade não justifica essa diferença de valores.
Isso porque a lista de equipamentos de série é semelhante e o modelo belga leva vantagem nos itens de segurança, que incluem sensor que detecta pedestres e ciclistas e freia o carro automaticamente para evitar atropelamentos. O 335i contra-ataca com seu sistema mais completo e eficiente de ajuste do modo de condução.
Sua suspensão não dá baques secos contra o solo, como no 328i. O modo Sport, por sua vez, confere rigidez aos amortecedores e deixa o carro muito firme em curvas.
Dá para desligar o controle de estabilidade. Nesse caso, é preciso cuidado. Quando provocados, carros com tração traseira e motor forte perdem o controle com facilidade.
ACELERANDO
O S60 muda mas mantém as virtudes. Além de ser confortável, sua eficiente tração 4×4 permanente não o deixa escapar das mãos do motorista.
Na hora de acelerar, o Volvo não decepciona. Mas ele não é páreo para o BMW. Os 306 cv do alemão superam em apenas 2 cv o rival belga – e o torque do 335i é até menor. Mas tanto a potência quanto a força do BMW surgem em rotação bem mais baixa. E seu câmbio automático tem oito marchas, ante as seis marchas do Volvo.
Esse conjunto torna o 335i um segundo mais rápido que o S60 na aceleração da imobilidade a 100 km/h, conforme informações das fabricantes.
O espaço na cabine é semelhante em ambos, mas o BMW leva vantagem no porta-malas. O Volvo contra-ataca com melhor ergonomia.
1º VOLVO S60 R DESIGN
Motor – 3.0 turbo, V6, 24V, gasolina
Potência – 304 cv a 5.600 rpm
Torque – 44,9 mkgf a 2.100 rpm
Câmbio – Automático, seis marchas
0 a 100 km/h – 6,5 segundos
Comprimento – 4,62 metros
Entre-eixos – 2,77 metros
Porta-malas – 380 litros
Tração – 4×4
País de origem – Bélgica
Seguro – R$ 5.854,64 (Porto Seguro)*
Principais itens de série – ar-condicionado digital dual zone, bancos de couro, detector de pedestres e ciclistas com frenagem de emergência, ESP, freio de estacionamento elétrico, navegador GPS, sensor de estacionamento com câmera de ré, sistema multimídia, teto solar
2º BMW 335I M SPORT
Preço sugerido – R$ 289.950
Motor – 3.0 turbo, seis cilindros em linha, 24V, gasolina
Potência – 306 cv a 5.800 rpm
Torque – 40,7 mkgf a 1.200 rpm
Câmbio – Automático, oito marchas
0 a 100 km/h – 5,5 segundos
Comprimento – 4,62 metros
Entre-eixos – 2,81 metros
Porta-malas – 480 litros
Tração – Traseira
País de origem – Alemanha
Seguro – R$ 4.936,83 (Porto Seguro)*
Principais itens de série: ar-condicionado digital dual zone, bancos de couro, ESP, navegador GPS, sensor de estacionamento com câmera de ré, sistema multimídia, teto solar
*Cotação feita pela Résicor (011-2239-4900) para o perfil de homem, casado, 40 anos, morador do centro da cidade de São Paulo