Você está lendo...
Carros com mais de 30 anos podem ter recall
Recall

Carros com mais de 30 anos podem ter recall

Após convocação da SKF, Procon explica como consumidor deve agir em chamados para 'velhinhos'

28 de jan, 2014 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Carros com mais de 30 anos podem ter recall
Fiat 147 é um dos envolvidos no recall de peça da SKF

SKF, fabricante de autopeças com sede na Suécia, anunciou um dos maiores recalls de componentes de reposição dos últimos anos. A convocação foi feita após 20 denúncias sobre a quebra das articulações axiais que fazem parte do sistema de direção de modelos como os Fiat 147, Panorama e Tempra, Volkswagen Bora e Ford Escort produzidos no Brasil.

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Leia mais notícias sobre recall
++ Fiat 147 vai passar por recall

Publicidade


O anúncio chamou a atenção justamente porque pode envolver carros que deixaram de ser feitos há muitos anos. De acordo com informações da fabricante, 80% das 86.864 peças defeituosas ainda estavam nos estoques das lojas e foram recolhidas – haveria cerca de 18 mil ainda em circulação.

Os componentes defeituosos foram fabricados entre 23 de agosto e 3 de novembro de 2013, e vendidos às lojas a partir de 2 de setembro de 2013. Os números dos lotes com defeito são 0813, 0913 e 1013.

No Brasil, podem estar envolvidos no recall 34 modelos das fabricantes Audi, Chevrolet Fiat e Ford.


CONTROLE

Diretor de fiscalização do Procon-SP, Marcio Marcucci afirma que o consumidor deve formalizar todas as queixas aos órgão de defesa e aos fabricantes. “Se não fossem as 20 denúncias sobre a quebra inesperada dessas articulações, dificilmente poderíamos chegar a fazer um recall como esse.”

De acordo com ele, toda a vez que o órgão recebe algum comunicado sobre falha no funcionamento de automóveis ou peças, o caso passa a ser acompanhado. O veículo e/ou componente também são submetidos a vistoria técnica para emissão de um laudo.


Para relatar esse tipo de ocorrência, o consumidor deve procurar o Ministério Público ou o Procon de sua cidade.

Para saber se o veículo recebeu alguma dessas peças, o proprietário deve checar o código do produto com o mecânico que fez a instalação.

Os proprietários de veículos que queiram esclarecer dúvidas sobre o recall da SKF devem ligar para 0800-141-152, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Ou enviar mensagem para o e-mail fale.conosco@skf.com.


Deixe sua opinião