Alguns dizem que o carro é a extensão da casa. Um utilitário-esportivo de sete lugares, então, pode ser considerado uma mansão? A nova geração do Hyundai Santa Fe, por exemplo, com tabela de R$ 164 mil na versão para sete pessoas (R$ 20 mil a mais que a de cinco lugares) seria uma casa e tanto.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Leia outros comparativos
Há também uma história de que a grama do vizinho é sempre mais verde. No caso do jipe sul-coreano, que neste comparativo derrotou o Trailblazer, esse ditado não se aplica. A configuração do Chevrolet que concorre com o Hyundai tem motor V6 a gasolina e preço sugerido de R$ 138.390. E olha que quando o paulista foi lançado, custava R$ 159.950.
O Trailblazer “tropeçou” no espírito rústico da picape S10, da qual deriva desde 1996, em diferentes gerações. Embora ele saia na frente por custar menos e ser maior (tem 14 cm a mais de entre-eixos), o Hyundai se destaca no acabamento interno e no comportamento, considerando itens como motor e estabilidade.
A cabine do Santa Fe é de primeira, aconchegante e sem excesso de plástico duro. Há couro e peças emborrachadas por toda parte e o jipão trata bem seus passageiros. No Trailblazer, o interior não chega a ser feio, nem seu acabamento é ruim, mas a desvantagem ante o Hyundai é gritante.
Na última fileira de bancos o espaço é reduzido em ambos. Os dois têm saídas de ar-condicionado nessa seção, os bancos podem ser recolhidos no nível do assoalho e o estepe fica embaixo da carroceria.
Faltam alguns itens de série nos dois. Enquanto o Hyundai tem teto solar e ajuste de altura e profundidade do volante de série, o Chevrolet responde com retrovisor eletrocrômico e seletor para a tração integral. O Santa Fe traz dez air bags e o Trailblazer, seis.
O Hyundai, por ser 314 quilos mais leve (1.773 kg, ante 2.087 kg do Chevrolet) e baixo (a diferença é de 16 cm) responde melhor aos comandos do motorista. Seu motor 3.3 V6 de 270 cv vai bem e a “conversa” com o câmbio automático de seis marchas agrada.
O Trailblazer é lento nas respostas. Os 239 cv parecem sofrer para movê-lo. Estar a bordo do Chevrolet é como montar em um rinoceronte. É preciso ter calma, principalmente nas curvas mais rápidas.
Nessas condições, o Santa Fe é mais bem assentado e mostra também ter maior firmeza.
1º HYUNDAI SANTA FE
Preço sugerido – R$ 164 mil
Motor – 3.3, V6, 24V, gasolina
Potência – 270 cv a 6.400 rpm
Torque – 32,4 mkgf a 5.300 rpm
Câmbio – Automático, seis marchas
Principais itens de série – Navegador GPS, dez air bags, controle de tração
Seguro – R$ 7.168 (Itaú Seguros)*
Leia mais
2º CHEVROLET TRAILBLAZER
Preço sugerido – R$ 138.390
Motor – 3.6, V6, 24V, gasolina
Potência – 239 cv a 6.600 rpm
Torque – 33,5 mkgf a 3.200 rpm
Câmbio – Automático, seis marchas
Principais itens de série – Seletor de tração, seis air bags, navegador GPS
Seguro – R$ 7.168 (Porto Seguro)*
Leia mais