A filial brasileira da Suzuki já está trabalhando no desenvolvimento de um motor flexível. A informação foi divulgada pelo presidente da empresa, Luiz Rosenfeld, durante o lançamento do programa “Desafio Jimny: 100 mil km em 100 dias”, ação para promover o primeiro modelo feito pela marca no País na qual dois 4Sun rodarão, em média, 1.000 km por dia até 17 de maio.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Veja mais notícias sobre a Suzuki
++ Saiba como anda o jipinho Jimny, da Suzuki
O executivo não revelou se a tecnologia estreará no Jimny. Questionado sobre qual será o próximo Suzuki nacional, ele desconversou: “Vamos almoçar?”, disse.
De acordo com Rosenfeld, o objetivo da Suzuki é emplacar 2.500 veículos no País neste ano. “Em dezembro, vendemos 198 carros e em janeiro chegamos a 213”, afirmou. Para o executivo, o Jimny tem potencial para chegar a mil unidades vendidas por mês no mercado brasileiro.
“Nossa fábrica tem capacidade para atender o aumento da demanda e esse é um mercado ainda “virgem” no País.” O executivo diz que está trabalhando para divulgar seus produtos e vê grandes oportunidades no segmento de frotistas – a Suzuki oferece uma versão do Jimny para venda direta, chamada de 4Work.
“Como o carro é compacto (tem menos de 3,7 metros de comprimento e 1,6 metro de largura), tem tração nas quatro rodas com reduzida, motor a gasolina e usa carroceria sobre chassi, é muito robusto e pode ir a lugares onde outros 4×4 não chegam”, afirma Rosenfeld. Ele se refere ao uso em fazendas, por empresas de eletrificação rural e empreiteiras, por exemplo.
Na primeira etapa do “100 mil km em 100 dias”, iniciada hoje (5), o próprio Rosenfeld saiu da capital guiando um dos carros em direção a Sorocaba – ao volante do outro Jimny estava o pelo piloto da Stock Car Átila Abreu, da equipe Mobil Super Racing – a marca de lubrificantes, juntamente com a Pirelli, são parceiras da Suzuki no projeto. O roteiro inclui trechos nos Estados de São Paulo, Mato Grosso e Espírito Santo e o ponto de chegada será o Autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu (SP).
Disponível no País em quatro versões, com tabela a partir de 46.990, o Jimny tem motor 1.3 16V de 85 cv e câmbio manual de cinco marchas. O jipinho começou a ser feito em novembro de 2012 na fábrica da marca em Itumbiara (GO).