A Citroën aproveita a Rétromobile, uma das mais prestigiadas mostras de carros antigos da França, para expor exemplares de sua linha histórica e celebrar efemérides de alguns modelos. O evento ocorre até domingo, 9 de fevereiro, em Paris.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Leia mais notícias sobre a Citroën
++ Uma viagem pela história da GM
++ Mercedes Pagoda celebra 50 anos
Entre os destaques está a celebração de 80 anos do Traction Avant. Também conhecido como 7CV, tinha diversas inovações inovadoras para sua época e era o modelo preferido da polícia de Paris.
O carro é também muito associado ao período da ocupação da capital francesa, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi produzido até 25 de julho de 1957, com 759.123 exemplares fabricados.
Outra atração da mostra, o CX está celebrando 40 anos. Apresentado no Salão de Paris de 1974 (confira a foto acima), o sedã foi preparado para substituir o DS, lançado quase 20 anos antes.
Entre os destaques do CX estão o conjunto motor-câmbio transversal e a suspensão hidropneumática. Foi considerado um sucesso comercial, pois teve 1.041.560 unidades produzidas.
Também celebra marco histórico no Rétromobile o XM, “jovenzinho” dessa turma. O carro está comemorando 25 anos. Foi lançado em maio de 1989 para substituir, justamente, o CX. Com design assinado pelo estúdio Bertone, trouxe inovações como segunda geração da suspensão hidráulica associada à inteligência eletrônica.
O XM foi produzido até 2000 e teve 333.405 unidades fabricados. A versão perua (acima) também está na mostra.
As atrações da Citroën incluem ainda exemplares históricos do lendário 2CV, um DS na configuração perua, assim como uma exposição para contar a história de suas minivans.