A JAC lançou o seu sexto modelo no País. Trata-se do T8, van de sete lugares que a marca quer destinar ao transporte comercial de alto padrão. Com uma boa dose de conforto aos passageiros, o veículo chega ao mercado brasileiro importado da China e tem preço sugerido de R$ 114.990.
Com motor turbo de 2 litros e 175 cv, a van tem preço bem competitivo quando comparado ao de modelos com capacidade de transporte semelhante. A Chrysler Town&Country (leva sete pessoas) custa R$ 170.990. A Kia Carnival (oito lugares) tem tabela de R$ 159.900. Além disso, é a única com corredor para os passageiros, facilitando a circulação interna.
Outro diferencial é o sistema que permite aos bancos serem reclináveis e giratórios. A altura do teto em relação ao piso também é ponto positivo. Mas se o conforto sobra para quem vai nos bancos de trás, ele deixa um pouco a desejar para quem dirige o veículo.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Leia mais sobre a JAC
++ JAC T6 chega no final do ano
O T8 peca pelo painel de difícil leitura das informações de bordo e pela ergonomia ruim. Outro senão é o fraco isolamento acústico, que faz o motorista escutar com frequência a “descarga” da turbina. Esse ruído pode ser até interessante no começo, mas fica cansativo no decorrer da condução.
Ao volante. Com a alavanca de câmbio elevada, semelhante à do Doblò, a transmissão usa relações longas e de difíceis encaixes. Em avaliação com cinco pessoas a bordo, o T8 mostrou desenvoltura. Em circuito urbano, a condução é mais “sofrível”, pois a potência só vem quando a turbina entra em ação. Já na estrada, o modelo embala facilmente.
Os itens de série são vidros e travas elétricos, ar-condicionado automático com saída e regulagens independente para os passageiros de trás, direção hidráulica, teto solar, bancos de couro (o do motorista tem regulagem elétrica), volante com ajuste de altura, câmera de ré e rádio com entrada mini USB e leitor de DVD – mas não há tela.