Revelado em 1989 no Salão de Chicago (EUA), o roadster Mazda MX-5, chega aos 25 anos e três gerações focadas não na potência do motor, mas no baixo peso para serem divertidas. Chamado de Eunos no Japão, sua terra natal, o MX-5 se destacava pelo faróis retráteis presentes na primeira versão.
A primeira tinha motor 1.6 de 115 cv e câmbio de cinco velocidades. Em 1993 vieram o 1.8 de 133 cv e a caixa de seis marchas. A segunda veio em 1998. O 1.8 passou a 140 cv, mas o carro perdeu os faróis escamoteáveis.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Mazda MX5 GT será produzido em série
++ Novo recall envolve veículos ‘velhinhos’
Em 2005, com a estreia da terceira e atual geração, a Mazda passou a oferecer o motor 2.0 de 170 cv com câmbio manual de cinco ou seis marchas e, pela primeira vez, um automático de seis na versão com 166 cv. No ano seguinte, a opção de teto retrátil rígido se juntou à clássica, com cobertura de lona.
O MX-5 ocupa o posto de carro de dois lugares mais produzido do mundo no livro dos recordes. Em dezembro de 2013, chegou a 920 mil unidades feitas.