A maior coleção privada de carros de James Bond do mundo está à venda. São 57 modelos usados em filmes de todas as épocas do espião 007. O preço é de 20 milhões de libras, equivalentes a R$ 80,1 milhões, segundo o jornal britânico Daily Mail.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Leia mais notícias da seção Carros
++ Aston Martin DB5 completa 50 anos
Entre os destaques da coleção há a réplica do Aston Martin DB5 imortalizado por Sean Connery em “007 contra Goldfinger”, de 1964. Aliás, há outros cinco modelos da marca britânica na lista, como o Vanquish de “007 – Um Novo Dia para Morrer”, estrelado por Pierce Brosnan em 2002.
E por falar em Pierce Brosnan, o BMW Z8 usado pelo ator em “007 – O Mundo Não é o Bastante”, de 1999, é outro destaque da lista de modelos à venda, que conta até com o tanque usado em “007 contra GoldenEye” (1996).
Há também diversos Lotus Esprit no catálogo, como o submergível de “007 – O Espião que me Amava” (estrelado por Roger Moore em 1977).
Merecem ainda destaque um Land Rover Defender modificado (007 – Operação Skyfall) e o Jaguar XKR de “007 – Um Novo Dia para Morrer”.
A coleção pertence ao magnata israelense Michael Dezer, que fez fortuna nos Estados Unidos e é ex-parceiro comercial de Donald Trump.
Dezer adquiriu a maioria dos carros em 2011, quando os comprou do museu da Aston Martin em Keswick. Nos anos posteriores, ele continuou expandindo a coleção, adquirindo inclusive carros usados em “Operação Skyfall”.
Os modelos do catálogo estão expostos em um espaço em Miami.