Com certeza você já quis personalizar ou “tunar” seu carro, termo que ficou comum para alterações visuais ou mecânicas em automóveis. Nas empresas dessa lista, desde o revestimento interior e equipamentos, a rodas e a parte mecânica e eletrônica, tudo é passível de ser modificado e é oferecido.
Se o dinheiro para comprar o carro e as alterações não representarem um problema, selecionamos dez preparadoras que definitivamente você precisa conhecer.
Hamann
Estabelecida na Alemanha, a empresa é a única da lista que não é monotemática. Fundada em 1986 por Richard Hamann, inicialmente ela era uma especialista em BMW, mas em 1994 fez sua primeira modificação de uma Ferrari e desde de 2002 trabalha com modelos da Mini, Porsche, Range Rover, Rolls Royce, Bentley, Maserati, Aston Martin, Jaguar, Lamborghini e McLaren.
A marca oferece desde reformulação do interior a central eletrônica e rodas projetadas por ela. Um dos projetos já criados o Memor McLaren. Desenvolvido sobre o MP4-12C, o carro ganhou alterações aerodinâmicas, como um aerofólio fixo, novas entradas de ar, sistema de escape redimensionado e rodas de 21 polegadas.
Brabus
Especializada em Mercedes-Benz desde 1977, a Brabus é uma das mais conhecidas preparadoras do mundo por isso. Fundada por Bodo Buschmann, se tornou uma parceira “oficial” da Mercedes, que entregou nas mãos dela a preparação do compacto Smart ForTwo. A confiança é tanta que carros ainda em período de garantia de fábrica podem ser alterados pela Brabus, sem a perda da mesma.
A marca trabalha até com pedidos especiais para qualquer “Merça”. O Smart ForTwo Brabus Ultimate 120 tem um motor 1.0 três cilindros turbo de 120 cv. Além disso, sua suspensão e o escape também foram alterados. Por fim, ele tem rodas de 18 polegadas e bancos esportivos Recaro.
Novitec Rosso
Apesar do nome com “sotaque” italiano, a Novitec é alemã e desde 1989 é especializada, sob a batuta de Wolfgang Hagedorn, em melhorar de maneira quase pornográfica qualquer modelo da Ferrari.
Para a 458 Italia, a Novitec oferece até cinco estágios de modificações, sendo o 1 o mais forte, que leva o V8 4.5 a 609 cv e 58 mkgf de torque. A velocidade máxima é de 330 km/h. O pacote inclui novos coletores de exaustão com reguladores e escapes, e redução de peso em 21 kg.
Gemballa
Criada em 1981, a Gemballa tem uma longa história com a Porsche, fabricante na qual se especializou. Cercada de mistério em 2010, quando seu fundador, Uwe Gemballa sumiu na África do Sul e foi encontrado morto meses depois, foi comprada por investidores que a mantiveram em funcionamento, mas abriram as portas para outras marcas.
Um dos maiores projetos da empresa foi o Mirage GT, baseado no Porsche Carrera GT. O motor V10 5.5 ganhou novo sistema de admissão e de escape, além de remapeamento da central eletrônica, que elevou a potência dos 612 cv para 670 cv, que o esportivo usa para atingir a máxima de 335 km/h.
A. Kahn Design
Localizada em Londres, a Kahn Design, fundada há 20 anos por Afzal Kahn, trabalha com quase toda marca de luxo, mas a força da empresa está na habilidade em transformar qualquer modelo da Land Rover. A marca também vende placas personalizadas (na Inglaterra a placa pertence a pessoa e não ao carro), relógios e rodas. A parceria com a preparadora de motores Cosworth também é um destaque.
Um dos modelos de sucesso da empresa é o RS300 Cosworth que, baseado no Range Rover Sport, traz motor turbodiesel V6 3.0 preparado para entregar 245 cv. O luxo personalizado é que se destaca. Grade, rodas, revestimento do interior, materiais, combinação, relógio integrado ao painel, soleira, painel de instrumentos, até pedais e volante, cada detalhe é projetado e produzido conforme as especificações da empresa.
ABT
Focada, não em uma marca, mas em um grupo – o Volkswagen – a ABT surgiu em 1967 e seu primeiro carro na verdade foi um Fiat, um 500 Abarth, mas desde o lançamento do Golf I em 1978, a união com a VW se firmou. A empresa tem também uma divisão motorsports, que compete com a Audi no DTM.
Um dos projetos mais recentes é o Golf R ABT, que extrai 380 cv do motor 2.0 turbo, apenas com ajustes de software na central eletrônica. De 0 a 100 km/h ele faz em 4,5 segundos e atinge a máxima de 265 km/h. Além disso, o hatch recebeu pacote aerodinâmico que inclui spoiler de teto, extrator no para-choque traseiro e novas rodas, entre outros.
Polestar
A mais nova de todas as empresas aqui apresentadas, a Polestar surgiu em 1996 para trabalhar com a Volvo nas pistas e fora delas. Nos dois casos, ela é a responsável pela preparação dos veículos de marca sueca.
Dando voz ao movimento que luta para salvar as peruas, escolhemos a V60 Polestar como projeto da marca. O motor seis cilindros 3.0 turbo recebeu ajustes e um intercooler para sair dos 304 cv originais para 345 cv, sem piorar seus números de consumo e emissões. Há kits para todos os modelos Volvo no mercado.
Alpina
Apesar da BMW ter a divisão M, que cuida das versões esportivas de seus veículos, ela tem um relacionamento bem próximo com a Alpina desde 1983, quando a empresa surgiu. Inicialmente voltada às pistas, a cooperação entre as marcas hoje permite a Alpina fazer modificações de chassi e motores com a aprovação da BMW.
O B3 biturbo, criado sobre um 335i, eleva a potência do motor 3.0 seis cilindros de 306 cv para 410 cv com a adição de um segundo turbo. Com câmbio automático de oito marchas, faz de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atinge a máxima de 305 km/h. No 335i original, a aceleração até os 100 km/h ocorre em 5,5 segundo e a máxima é de 250 km/h.
Carlsson
A Carlsson nasceu em 1989 e levou sua ligação com a Mercedes-Benz das pistas para as ruas. Concorrente direta da Brabus na briga pelos clientes da marca de Stuttgart e seus sonhos de personalização, é menos conhecida que a concorrente, mas isso não faz seus projetos menos suntuosos.
No Salão de Genebra deste ano, a empresa revelou o CS50 Versailles, baseado no Classe S, que foi desenvolvido para os clientes chineses e a realeza do Oriente Médio. Para isso, ele recebeu pintura em ouro por dentro e por fora. Dos 25 que serão produzidos, 10 foram vendidos antes da apresentação.
Geiger Cars
De origem germânica, a Geiger Cars surgiu em 1979, e com certeza tem o foco mais pitoresco. Apesar de alemã, o negócio de Karl Geiger é preparar ao estilo americano: muscle cars, picapes gigantescas e antes do fim da marca Hummer, o jipão militar também. Tudo conforme o sonho do cliente.
Falando no falecido veículo militar, foi sobre um exemplar da versão H2 que reside um dos mais emblemáticos projetos da marca. O H2 Police, de 2006, chamou a atenção por ser o mais rápido Hummer já feito. Seu V8 7.0 recebeu um supercharged que levou a potência até 700 cv. De 0 a 100 km/h 6,5 segundos e máxima de 250 km/h eram suas marcas.