Três anos após seu lançamento no Brasil, o Land Rover Range Rover Evoque recebeu a primeira atualização mecânica no País. A novidade é o câmbio automático de nove marchas desenvolvido pela ZF. Outros destaques do modelo são o controle de cruzeiro adaptativo e sistema start&stop.
O preço também mudou. A versão de entrada, Pure Tech Pack, agora parte de R$ 192 mil, reajuste de quase R$ 13 mil. A topo de linha, Dynamic Tech Pack, chega a R$ 281.700, no caso da carroceria de duas portas que, diferentemente do que ocorre na maioria dos veículos do Brasil, é mais cara que a de quatro.
Com a nova transmissão, a marca promete economia de combustível de até 11%. Essa missão deverá ser facilitada pelo start&stop, sistema que desliga automaticamente o motor do veículo quando o motorista pisa no freio em semáforos ou no tráfego pesado das grandes cidades.
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NA ESTRADA
Em relação à transmissão “antiga”, de seis marchas, o novo câmbio tem relações mais curtas e, com trocas de marcha rápidas, oferece melhores respostas na aceleração. Além disso, a rotação do motor se mantém na casa das 2 mil rpm na maior parte do tempo, o que contribui para o silêncio a bordo e a redução do consumo, embora a nona marcha só entre em ação acima de 90 km/h.
O consumo marcado no computador de bordo durante a avaliação em estrada, de 10km/l, decepcionou. A média é alta para um carro que traz tanta tecnologia sustentável, inclusive turbo e injeção direta no motor 2.0 de 240 cv.
Segundo dados da Land Rover, a redução de consumo na rodovia é de 11% e na cidade, de 4%.
Seja em trajetos de asfalto ou na lama, o Evoque oferece muito conforto a bordo. Há sistema de resfriamento e aquecimento dos bancos, novo assistente de estacionamento – agora para vagas a 90°-, câmeras que monitoram todos os lados do veículo, recepção de TV analógica e digital e porta-malas com acionamento elétrico.