Eles são de segmentos diferentes, mas atendem ao mesmo tipo de público: fãs de esportividade que precisam – ou querem – espaço amplo – para levar a família em viagens, por exemplo. Reunimos neste comparativo a RS6 e o X6M. A perua Audi triunfou sobre o crossover BMW, pois atende melhor às expectativas de quem compra um carro com a assinatura das “grifes” de alto desempenho das marcas alemãs. Ela anda mais e é grudada no chão.
Considerando apenas essas razões a RS6 já compensaria os R$ 32.150 que custa a mais que o X6M. Mas há muito mais. Só ela traz escapamento especial que deixa o ronco do motor – os dois carros utilizam V8 biturbo – mais esportivo. O BMW também “faz barulho”. Com 4,4 litros, ante os 4 litros do propulsor do Audi, o do crossover é intimidador quando o motorista pressiona fundo o pedal do acelerador.
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Outro destaque da RS6 está na cabine, que usa e abusa de materiais como alcântara, no revestimento dos bancos e painéis, e fibra de carbono, em detalhes das portas. Além disso, os bancos dianteiros são do tipo concha.
A nota superior que a perua recebeu em acabamento não significa que a qualidade do X6M seja inferior. A questão é que não há nada no BMW que remeta à esportividade proposta por seu sobrenome “M”. Tudo é muito luxuoso e há combinação de materiais como alumínio, couro e plástico emborrachado.
RODANDO
A RS6 é mais eficiente que o rival. Seu motor tem 560 cv e 71,4 mkgf, ante os, respectivamente, 555 cv e 68,7 mkgf do BMW. A diferença pode parecer pequena, mas a perua leva vantagem no peso: é 295 quilos mais leve. O câmbio da Audi é automático de oito marchas com opção de trocas sequenciais por meio de hastes atrás do volante. No BMW o esquema é o mesmo, mas a transmissão tem duas marchas a menos.
Na prática, a perua Audi acelera de forma mais vigorosa e é 0,8 segundo mais rápida para ir de 0 a 100 km/h. Leva 3,9 segundos para cumprir essa tarefa, conforme a fabricante.
Apenas na RS6 dá para escutar estrondos nas reduções de marcha, como ocorre em carros de competição. Só ela traz freios de carbono-cerâmica, mais eficientes para segurar o ímpeto do motorista.