Seguindo o caminho já trilhado por outras marcas como Chery, JAC e Lifan, a também chinesa Zotye Motors confirmou o início de suas operações no Brasil para outubro desse ano. A marca chinesa desembarca no País durante o Salão do Automóvel de São Paulo com dois modelos, o compacto Z100 e o utilitário-esportivo T200, conforme confirmou o diretor da Zotye Motors Brasil, Cadu Barbosa.
Os veículos são equipados com motores de tecnologia Mitsubishi, sendo o do compacto um 1.0 três-cilindros de 68 cv e o do utilitário um 1.5 de 110 cv. O Z100, que chega apenas com carroceria quatro portas em versão de entrada (com airbags e freios ABS) vai custar em torno dos R$ 23 mil, enquanto a versão completa vai chegar por cerca de R$ 27.500. Já o T200, que tem medidas inferiores às do Ford EcoSport, terá duas versões, Standard e Sport, e tabela que parte dos R$ 49.900.
Além deles, no segundo semestre de 2015 desembarcam por aqui outro utilitário-esportivo, o T600, com dimensões semelhantes às de um VW Touareg, e o sedã Z 300. Para esses, haverá duas opções de motorização – 1.5 turbo com câmbio manual ou 1.8 turbo e câmbio automático.
O três volumes ganha uma reestilização que será apresentada no Salão de Xangai, China, neste mês, e virá com as forma já modificadas ao Brasil. Para fechar o ano, a Zotye lançará o comercial leve V10 em versões de carga e de passageiros. Para 2016, o plano, segundo Barbosa, é trazer o T500, outro utilitário, que tem dimensões equivalentes às do VW Tiguan.
Para melhorar a competitividade no mercado brasileiro, a engenharia nacional já trabalha com a matriz na China para tornar os motores, hoje apenas movidos a gasolina, flexíveis para rodar também com etanol.
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MERCADO
Com escritório em funcionamento desde janeiro de 2014, a Zotye Motors Brasil confirma que uma fábrica na região de Colatina (ES), a cerca de 150 quilômetros da capital Vitória, já está com o projeto passando pelas aprovações necessárias e tem apoio do governo do Estado. As obras devem começar em fevereiro de 2015. Na região, mas mais próximo ao aeroporto de Vitória, ficará o centro de distribuição de peças da marca.
O planejamento é iniciar 2015 com 30 concessionárias homologadas, mas de acordo com Barbosa, o interesse é tão grande que, ainda que a projeção não tenha sido revista, é possível que o número da rede seja maior. Apesar das inaugurações ocorrerem apenas em janeiro de 2015, a área de peças e oficinas estarão em funcionamento a partir de outubro desse ano.
Apostando em um pós-venda forte, a marca pretende vender um total de 1.000 unidades/mês do do Z100 e do T200, juntos, no primeiro ano. A expectativa é que o utilitário responda por algo em torno de 70% das vendas.