Mais do que antecipar a linguagem estética que será usada na nova família de veículos da Land Rover, o protótipo Discovery Vision traz tecnologias que serão utilizadas nos futuros modelos da marca. A maior parte delas, no entanto, só começa a chegar às ruas em, no mínimo, cinco anos, de acordo com o diretor de pesquisa da marca inglesa, Wolfgang Epple.
Um bom exemplo está na traseira do modelo conceitual, que tem uma plataforma automática que se converte, com a tampa do porta-malas aberta, em um banco para duas pessoas. Além disso há, sob a carroceria, um amplo espaço para transportar objetos grandes, como bicicletas. “É uma solução para quem quer usar o carro para entretenimento, como passar o dia no campo”, conta o chefe de design da Land Rover, Gery McGovern.
Outro recurso interessante é a direção autônoma All Terrain Progress Control. Com ele é possível manobrar o carro sem, necessariamente, estar a bordo dele – por meio de controle remoto. “É útil para estacionar em vagas apertadas ou em situações de off-road severo”, afirma Epple. “É possível transpor obstáculos tendo uma visão a partir do lado de fora do carro.”
Um dos sistemas que mais chamam a atenção é o de “vidros inteligentes”. No para-brisa e nas janelas laterais podem ser projetadas informações do veículo. Trata-se de uma evolução da tecnologia conhecida como Head Up Display (visor ao redor dos olhos).
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“Nos recursos disponíveis atualmente no mercado, a área de projeção de dados é pequena, pois as imagens ficam cerca de um metro e meio à frente dos olhos do motorista”, diz Epple. Segundo o executivo, o que diferencia o dispositivo da Land Rover dos demais é que ele pode projetar imagens cinco metros à frente.
“A área de projeção é maior e os dados vão além dos tradicionais, como velocidade e dados de navegação”, afirma Epple. O dispositivo utiliza iluminação composta por LEDs e luzes a laser. Além disso, há o “capô transparente”, que capta imagens por meio de câmeras posicionadas na grade dianteira do veículo e as projeta à frente do motorista. Isso permite melhorar a visibilidade e elimina o risco de pontos cegos.
As principais funções do carro podem ser comandadas pelos gestos do motorista e passageiros, como ocorre em alguns aparelhos de TV. “Desenvolvemos sensores que identificam os movimentos dos ocupantes do veículo”, afirma Epple. “Essa tecnologia permite, por exemplo, a eliminação de botões e alavancas na cabine”, ressalta McGovern.
Uma das novidades apresentadas no Discovery Vision estará no primeiro carro da família Discovery, o Sport – que chega em 2015. Trata-se do sistema que permite comandar, por meio da tela central sensível ao toque, todos os aplicativos disponíveis no smartphone do usuário. O recurso é compatível com IOS e Androide.
Viagem feita a convite da Land Rover