O Nissan March fabricado em Resende, RJ, começou a ser vendido no País. As principais novidades do carro são a nova dianteira e a boa oferta de equipamentos de série. Todos os modelos têm ar-condicionado, direção elétrica progressiva e banco do motorista com ajuste de altura.
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O March chega dividido em quatro acabamentos e dois de motores: 1.0 Conforto – R$ 32.999, 1.0 S – R$ 34.490, 1.0 SV – R$36.990, 1.6 S – R$ 37.490, 1.6 SV – R$ 39.990, 1.6 SL – R$ 42.990.
Apesar de fabricar o novo March no País, a Nissan continuará comercializando a versão antiga, importada do México. O valor para o modelo de entrada é de R$ 28.490, bem mais barato, portanto, que o preço do novo.
Para sair desta “esquizofrenia” de versões a fabricante acrescentou a nomenclatura “New” ao modelo recém-lançado. Ao questionar o gerente de marketing de produto da Nissan, Tiago Castro,sobre isso, ele respondeu que “o nome do hatch é muito forte, por isso, a fabricante optou em mantê-lo, criando a nomenclatura inicial em inglês. Na fábrica, o projeto do hatch tem a sigla B02A.”
Se comparado ao modelo anterior, o atual está maior e, na média, dependendo das versões, 30 kg mais pesado. Porém todos não ultrapassam uma tonelada.
O entre-eixos de 2,45 m foi mantido, apesar de o carro estar 4,7 cm maior no comprimento. Para combater uma forte crítica feita nos modelos anteriores, a do ruído interno, a Nissan reconstruiu o isolamento acústico do carro e segundo ela, o nível de ruído da cabine foi reduzido em 1.3 dB.
Quando o assunto é o desempenho, o novato se manteve igual. Conforme medições da fabricante, na opção 1.0 o compacto acelera de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos, enquanto o 1.6 faz a mesma tarefa em 9,5 segundos, ambos os dados com etanol.
Outro índice mantido foi o consumo de combustível, média de 8,8 km/l para o motor 1.0 e 9,1 km/l para o 1.6, ambos os dados com gasolina.
O motor 1.6 tem 111 cv a 5.600 rpm e 15,1 mkgf a 4.000 rpm. O 1.0 16V (998 cm³) tem 74 cv a 5.850 rpm e 10 mkgf a 4.350 rpm. A diferença é que o conjunto 1.6 começa a ser fabricado pela Nissan e o 1.0 continua sendo emprestado pela Renault.
Para se adequar ao mercado nacional, o March teve o curso dos amortecedores aumentado e o sistema de direção elétrica progressiva recalibrado. Se comparado com a opção antecessora, o conjunto está mais firme e direto. Ainda neste quesito, o volante das versões topo de linha é semelhante ao do novo Sentra, com comandos para falar ao telefone ou aumentar o volume do som.
O Nissan New March, como no March apresentado em 2011, tem duas cores exclusivas de lançamento. Trata-se das perolizadas azul e branca. Elas têm pigmentos que refletem as cores de maneira diferente conforme a incidência da luz.
Tecnologias a bordo
Com o novo carro na versão topo, chega o sistema NissanConnect. Disponível nos Estados Unidos e na Europa, a novidade consiste em um aplicativo para celulares exclusivo para proprietários da marca. Com ele, os motoristas podem interagir com os apps mais populares, como Facebook e Google, usando a tela sensível ao toque do carro.
Na tela também funciona o GPS e a câmera de ré. Ao buscar uma rua, por exemplo, é possível fazer com que o GPS o leve para o local. O NissanConnect é gratuito para os primeiros três anos após a data de compra. A fabricante só ressalta que o funcionamento depende da compatibilidade do smartphone com o pacote de dados.