Com a chegada da versão de entrada do A3 Sedan, no mês passado, o Audi ficou com valor próximo ao do Toyota Corolla topo de linha, o Altis. Aproximados pela etiqueta de preço, eles passaram a dividir as atenções de quem busca um três-volumes com status e equipamentos. Numa análise mais passional, não seria muito difícil dar a vitória ao Audi, que traz primorosos conjunto mecânico e acabamento, mas o Corolla leva pelo cômputo geral, ao entregar um pouco mais por ligeiramente menos.
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++ Corolla desafia rivais em super comparativo
Esta versão do húngaro A3 Sedan é tabelada a R$ 94.800. Nela, fazem falta alguns itens importantes para um carro deste preço, como comandos do sistema de som no volante e conexão Bluetooth. Com esses equipamentos, o valor do carro sobe para R$ 99.900.
Já o brasileiro Corolla Altis custa R$ 92.900. E, por ser a versão topo de linha do carro, tem lista de equipamentos vasta. Há câmera de ré (mas sem sensores de estacionamento), ar-condicionado automático, bancos de couro e chave presencial com partida por botão. O Audi não conta com nenhum desses itens. Em contrapartida, o húngaro traz controle eletrônico de estabilidade (ESP), não disponível no nacional.
O Corolla é mais espaçoso por dentro, com 2,70 m de entre-eixos, ante 2,64 m do A3. A diferença parece pouca, mas é suficiente para acomodar bem melhor aquele adolescente de 16 anos que já passou de 1,80 metro de altura. O porta-malas também é maior e com abertura mais larga que a do Audi.
No entanto, o A3 tem um interior primoroso, com acabamento muito bom, mesmo na versão mais simples. O isolamento acústico é dos melhores e mal se ouve qualquer ruído da rua ou do motor. Todo o painel é revestido de material emborrachado e mesmo o tecido dos bancos é bem finalizado.
O Corolla é bem feito, mas usa plásticos de qualidade relativamente inferior na cabine. Assim, o Audi está um nível acima nesse quesito.
Dinâmica refinada é característica do Audi A3
O desempenho é a grande vantagem do A3 Sedan. Apesar de ter apenas 122 cv, os 20,4 mkgf de torque do 1.4 turbo aparecem já a 1.400 rpm e fazem dele um carro bem esperto na cidade. As respostas rápidas do câmbio de dupla embreagem e sete marchas também contribuem.
A transmissão mantém o giro baixo e sempre dentro da faixa de torque. Assim, mesmo em velocidades mais altas, basta uma leve pressão no acelerador para o sedã ganhar velocidade de forma consistente e surpreendente para um pequeno motor 1.4.
O Audi tem tudo o que um motorista mais entusiasmado pode querer: direção direta, suspensão firme (sem ser dura) e um desempenho muito equilibrado. Mesmo com os pneus de perfil mais alto, é difícil que ele saia da linha.
Para quem não faz questão de tantos equipamentos e busca um ótimo conjunto mecânico, o A3 Sedan, sem dúvida, cairá como uma luva.
O Corolla, no entanto, faz o dever de casa direitinho. Ele pode não ter a mesma “pegada” com toque de esportividade do concorrente, mas o 2.0 empurra bem o veículo e o câmbio CVT, se não empolga, cumpre a função. Há até a opção de trocas manuais, o que quebra o eventual marasmo ao volante.
Mas ele é bem menos afeito a uma condução mais entusiasmada, com o câmbio CVT elevando demais as rotações, para manter o ritmo, a cada pressão no acelerador.
OPINIÃO: O Corolla é daqueles carros que imediatamente despertam um comportamento mais calmo de quem vai ao volante. O conjunto mecânico mais convencional dá conta do recado sem grandes revoluções, mas agrada bastante no dia a dia.
O sedã é suave, espaçoso e silencioso, mas bem careta também. Ele é para ser conduzido sem pressa, quando mostra suas melhores qualidades e trata muito bem os ocupantes. Já o A3, definitivamente, é para quem gosta de dirigir. O menor sedã da Audi, mesmo básico, brilha com desempenho superior ao do Corolla em quase todas as situações, sem contar no status maior das quatro argolas, ainda que num pacote bem mais enxuto. O A3 está sempre na mão do motorista, e também aceita bem uma condução tranquila, na qual se mostra refinado e econômico. Dá até pra esquecer que é a versão de entrada.
TOYOTA COROLLA
PRÓS
ESPAÇO – Sedã tem interior bem aproveitado e assoalho traseiro plano. Porta-malas de 470 litros é bom.
CONTRA
DIRIGIBILIDADE – O carro passa segurança, mas não inspira muita ousadia ao dirigir. Direção é leve e suspensão, macia.
AUDI A3 SEDAN
PRÓS
DESEMPENHO – O motor 1.4 turbo garante acelerações e retomadas ótimas. Transmissão automatizada é muito boa.
CONTRA
EQUIPAMENTOS – Versão mais simples é básica demais para o preço cobrado. Faltam itens de série como sensores de ré
Toyota Corolla – Motor: 1.997 cm³; Potência: 150/155 cv a 6.300 rpm; Torque: 19,3/19,5 mkgf a 4.700/4.800 rpm; Transmissão: câmbio automático de cinco marchas. Peso: 1.306 kg; Porta-malas de 449 litros. Dimensões: comprimento 4.525 mm, largura 1.755 mm, altura 1.450 mm, entre-eixos 2.668 mm.
Audi A3 Sedan – Motor: 1.395 cm³; Potência: 122 a 5.000 rpm; Torque: 20 mkgf a 4.000 rpm; Transmissão: S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas. Peso: 1.215 kg; Porta-malas de 425 litros. Dimensões: comprimento 4.456 mm, largura 1.796 mm, altura 1.416 mm, entre-eixos 2.637 mm.