A Benelli retornou ao Brasil no ano passado, após três anos fora do mercado e quer ter melhor sorte desta vez. Uma das apostas da marca é a Tre 1130 K, que, fabricada em Manaus, é tabelada a R$ 49.990.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Italiana Benelli chega ao País
Equipada com motor de três cilindros, que gera 120 cv e 11,4 mkgf, e câmbio de seis marchas, a big trail se destaca pelo caráter agressivo do motor, uma característica típica das motos italianas.
Bem disposta para longas incursões, o modelo não é afeito a estradas de terra, uma vez que vem equipado com rodas de 17 polegadas. No contraponto, elas deixam a moto muito boa nas curvas sem abrir mão do conforto. O posicionamento de guidom e pedaleiras também contribui. O escape sob o banco é estiloso, mas esquenta o espaço destinado ao garupa.
O conjunto de suspensões ajustáveis tem firmeza para permitir abusar nas curvas, mas não deixa de filtrar as imperfeições do piso em um passeio mais tranquilo.
O motor faz boa entrega de torque em baixas rotações, mas gosta de ser exigido até o limite dos giros para mostrar sua esportividade. No painel, há um botão vermelho no qual é possível alterar a entrega de potência, suavizando o comportamento apimentado da motocicleta.
O câmbio de seis marchas tem engates curtos e pesados. Os freios duplos na dianteira (320 mm) e simples atrás (240 mm) são fortes nas paradas.
Sem mudanças visuais desde que foi lançada mundialmente, em 2008, a Tre K traz um desenho que ainda agrada ao olhar, apesar dos grafismos defasados do painel denunciarem a idade do projeto.