A Jaguar revelou o novo protótipo Lightweight E-Type, com estreia programada para o Concurso de Elegância de Pebble Beach, em Monterey, Califórnia, Estados Unidos.
A aparência retrô não é apenas charme. Na verdade, pode até ser considerada uma questão de compromisso. O Lightweight E-Type foi construído em 1963 e, na época, a marca inglesa anunciou planos de produzir 18 modelos. Entretanto, apenas 12 foram feitos. Agora, a Jaguar resolveu fechar a conta e criar os seis exemplares restantes.
O problema é que mais de 50 anos separam as duas versões, de modo que o desafio foi manter a áurea e a aparência de um modelo 1963. O protótipo foi construído artesanalmente, com intenso uso de alumínio na carroceria, incluindo no teto removível.
No interior há bancos de couro Connolly, volante com aro de madeira e a charmosa manopla de câmbio é feita de alumínio escovado.
O motor é um 3,8 litros de seis cilindros, com carburadores triplos Weber. A potência é de 340 cv, com torque de 38,75 mkgf. A caixa de câmbio é manual, de quatro velocidades. Os seis exemplares serão vendidos como veículos de competição, com homologação da FIA, para corridas históricos.