Acabamento de qualidade, espaço, tocada esportiva com motor de 200 cv e uma boa lista de itens de série. Foi esta a soma de fatores que garantiu o segundo título ao Volkswagen Tiguan.
O preço inicial é um ponto negativo. Importado da Alemanha, o utilitário-esportivo parte de R$ 116.990, ante o valor inicial em torno de R$ 100 mil dos principais concorrentes – Honda CR-V, Toyota RAV4, Hyundai ix35 e Chevrolet Captiva. O Kia Sportage começa em R$ 94.900.
Em compensação, o Tiguan já sai de fábrica com seis air bags, controle eletrônico de estabilidade, sistema que simula o bloqueio de diferencial, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital de duas zonas e rodas de 17”, entre outros. As imagens são da versão topo de linha, com kit R-line, que adiciona rodas de 18”, defletores laterais, para-choque com entradas de ar maiores e outros itens que elevam a tabela a R$ 156.559.O motor 2.0 turbo, com 28,5 mkgf a 1.800 rpm, oferece ótimas respostas aos comandos do motorista. O câmbio automático de seis marchas tem trocas rápidas e sem trancos.
A direção com assistência elétrica tem respostas diretas. A suspensão agrada pelo acerto, evitando que o carro role em curvas. O nível de acabamento e o espaço satisfazem os ocupantes, assim como os 505 litros do porta-malas.
Prós:
Suspensão
Acerto do componente é muito acima da média dos concorrentes. Carroceria rola pouco em curvas.
Contras:
Detalhes
Apesar do bom espaço, motorista bate a perna na cobertura da coluna de direção e no console central.