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Audi R8 tira A5 do chão em Curitiba
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Audi R8 tira A5 do chão em Curitiba

Esportivo trafegava em viaduto da capital paranaense e se colidiu atrás de A5

29 de ago, 2014 · 2 minutos de leitura.

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 Audi R8 tira A5 do chão em Curitiba
R8 trafegava em viaduto da capital paranaense e bateu atrás de A5

Um Audi R8 trafegava no viaduto Colorado, em Curitiba, por volta das 20h de ontem (28) praticamente “colado” em um A5, de acordo com testemunhas. O resultado da imprudência foi a colisão do esportivo na traseira do cupê de quatro portas.

Um motorista a bordo de um outro carro filmou tudo com um telefone celular e fez a publicação no YouTube. Segundo a Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran), ninguém ficou ferido. Mesmo assim a pista ficou bloqueada por mais de uma hora.

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O Audi A5 tem tabela partindo de R$ 147.400 e o R8 pode ser comprador por um valor sugerido de R$ 903.600, ou seja, um acidente de R$ 1 milhão. O esportivo foi recolhido para o pátio. De acordo com a Setran, o veículo estava sem a documentação necessária.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.