Irmãos gêmeos fraternos de pais diferentes. É essa interessante confusão familiar que dá molho ao comparativo entre o A3 Sportback e Golf Highline com câmbio automatizado. Eles compartilham o motor 1.4 turbo e a plataforma MQB do Grupo Volkswagen, ao qual pertencem as duas marcas – Audi e VW, respectivamente. Modelos com conteúdo praticamente idêntico, se diferenciam na aparência e no posicionamento de mercado de suas montadoras – e, por causa disso, no preço. São R$ 98.800 para o Audi e R$ 80.750 para o Golf, fator principal para a vitória racional deste modelo.
Embora o visual do A3, que chegou ao País em maio de 2013, seja mais bem resolvido, não trouxe muita evolução ante o do modelo anterior. Por isso, o Golf chama muito mais a atenção nas ruas. Lançada no fim do ano passado, a sétima geração do VW está a “anos-luz” da quarta, que era vendida no Brasil até então.
Por dentro, o acabamento do A3 é levemente superior por apresentar visual mais limpo e painel mais moderno. A cabine do Golf, com muitos botões e painel central com tela multimídia, é um tanto “poluída”, embora a qualidade dos materiais seja semelhante.O espaço para o motorista também é melhor no Audi, mas os passageiros de trás viajam com mais conforto no Volkswagen, que sacrificou o porta-malas – são 313 litros, ante os 380 litros do A3 – para melhorar a acomodação.
Causa espanto que a manutenção do Golf seja mais cara que a do A3 na cesta de peças. O valor total é de R$ 7.865 (com destaque para o caríssimo farol de R$ 4.195), enquanto o Audi fica um pouco abaixo, com o custo acumulado de R$ 7.478. Mas é no valor de seguro que o A3 se complica de forma categórica. A cotação mais barata ficou em R$ 6.301, com a mais cara superando um pouco a casa dos R$ 10 mil. A maior do Golf parte de R$ 3.676.
VW Golf oferece o melhor desempenho
Ao pressionar com força o pedal do acelerador, o Golf se sai melhor. Seu motor 1.4 turbo, da mesma família EA211 do A3, gera 140 cv e torque máximo de 25,5 mkgf a 1.500 rpm. São 18 cv e 5,1 mkgf a mais que o modelo da Audi, que tem a vantagem, na prática imperceptível, de ter a força disponível a partir das 1.400 rpm.
Na hora de acelerar, é o torque maior do Golf que faz a diferença e ele tem mais poder de arranque. Sua relação peso/potência, de 8,7 kg/cv, é melhor que a de 10,04 kg/cv do A3. Isso ajuda a deixar o Volkswagen mais gostoso de dirigir na cidade e aumenta a segurança em ultrapassagens na estrada.
O trabalho dos câmbios automatizados de dupla embreagem e sete marchas são similares e excelentes, com uma ligeira maior velocidade para a transmissão da Audi.
Já as suspensões independentes multilink dos dois médios têm cargas diferentes das molas, com um conjunto um pouco mais duro e esportivo para o Audi. No Volks, o retorno da carroceria é mais lento e suave na rolagem. Bom para os buracos espalhados pela cidade, mas pior para curvas, que são feitas com velocidades de entrada e saída maiores no A3.
A direção do Audi também é um pouquinho mais precisa, mas nada que desfavoreça a de seu rival em uma avaliação, já que a do Golf também cumpre o que promete. O poder de frenagem é o mesmo nos dois modelos, com um pouco mais de assistência no hatch da Volkswagen e um curso menor de pedal no modelo da Audi.
Opinião: Entre o custo e o poder da marca
É claro que, no mundo dos automóveis, ter as famosas argolas da Audi no capô faz o proprietário do A3 exibir um ar mais vitorioso que o dono de um veículo que tem o símbolo da Volkswagen. Só que na disputa entre o hatch Audi e o novo Golf, o fato de serem carros praticamente iguais, com salto evolutivo gigantesco para o modelo da VW, deixa o duelo muito embolado.
E aí, quando tudo é muito igual, é a emoção que decide a disputa. Nesse caso, a emoção de economizar mais de R$ 18.050 venceu. Mais até, já que o seguro do A3 também custa quase o dobro do cobrado pelo do Golf, que sempre tem uma péssima fama nesse quesito.
No mais, os dois médios são brilhantes, divertidos de dirigir, sólidos em suas construções e muito confortáveis na cidade e estrada. Bons exemplos de como a engenharia pode criar coisas ótimas.
Golf
Prós:
Motor/Transmissão – Com 140 cv e bom torque, o motor 1.4 dá ao Golf boa agilidade. E o câmbio de dupla embreagem só ajuda.
Contras:
Preço das versões – A cesta de peças do Golf ter um valor mais alto que a praticada no Audi é uma grave distorção de mercado.
A3
Prós:
Acabamento – Minimalista e moderno, o acabamento do A3 se destaca pela elegância e pela boa qualidade dos materiais.
Contras:
Preço do seguro – A apólice mais barata do Audi custa quase 6,5% do valor do carro, um valor alto que é cobrado todo ano.