Pode não parecer, mas o Opel Calibra, aquele elegante cupê que fez sucesso em meados dos anos 1990 também no Brasil, está fazendo 25 anos de lançamento. O carro foi mostrado durante o Salão de Frankfurt ainda em 1989 como um virtual sucessor de cupês famosos da Opel, como o Manta, GT e Monza (um outro carro, diferente dos hatch e sedã brasileiros), e ficou famoso pelo baixo coeficiente de arrasto aerodinâmico, de apenas 0,26, até hoje um dos mais baixos em carros de produção.
Por aqui ele só foi oferecido em uma única configuração, com motor 2.0 16V de 150 cv, mas, na Europa, havia uma gama mais extensa, com direito a motor turbo de 204 cv e até tração integral. A linha começava num modesto 2.0 de 115 cv, que mesmo assim era capaz de levá-lo aos 203 km/h.
Junto ao conjunto mais esportivo, ele oferecia bom espaço interno e um cavernoso porta-malas. O Calibra foi produzido entre 1990 e 1997 na fábrica da Opel em Rüsselheim, na Alemanha, e usava a plataforma da primeira geração do Vectra, também trazida ao Brasil na mesma época.