A Tesla revelou uma opção mais “apimentada” para o Model S. Com o nome Model S P85D, a versão conta com uma potência combinada de 700 cv. Para chegar ao bom número o esportivo conta com dois sistemas elétricos, um com 213 cv montado no eixo dianteiro e outro com 477 cv que funciona ligado ao eixo traseiro.
Com incríveis 94,9 mkgf, o Tesla acelera de 0-100 km/h em 3,2 segundos (um segundo mais rápido que o Model S) e atingi a máxima de 250 km/h.
Além da mudança no desempenho, o P85D teve a sua autonomia ampliada para 443 km, 16 km a mais. A contrapartida é que o conjunto elétrico dianteiro aumentou o peso do carro em 132 kg, totalizando 2239 kg. Por fora, as mudanças são sutis, pinças dos freios com detalhes em vermelho e um novo logótipo na traseira.
Como tecnologia, o modelo norte-americano traz um sistema de condução semiautônomo, que usa câmeras para analisar o tráfego da estrada e controlar a velocidade do carro. Outro recurso é um radar que rastreia os obstáculos em torno do veículo. O Tesla Model S P85D já pode ser encomendado por R$ 120 mil.
Recentemente. O CEO da Tesla, Elon Musk, deu mais detalhes da nova fábrica que a marca vai construir nos Estados Unidos. Chamada de “gigafactory”, ela deve ser a maior produtora de baterias de íons de lítio do mundo e ficar localizada nos arredores de Reno, no estado norte-americano de Nevada. As instalações terão formato de diamante e a construção será posicionada para o norte, de modo que capte mais vento e luminosidade nas usinas de geração de energia eólica e solar, respectivamente, que abastecerão a fábrica.
A nova planta é crucial para o futuro da Tesla, que só conseguirá aumentar seus volumes de venda com uma fábrica mais poderosa. Os investimentos na construção da fábrica giram em torno dos US$ 5 bilhões, e deverão aumentar a produção dos atuais 35 mil carros por ano para centenas de milhares. Além disso, com a produção em massa, o custo unitário das baterias, item de grande impacto nos carros da marca, deve cair.