Embora a criação e desenvolvimento de carros elétricos pareça ser um dos caminhos para o futuro do automóvel, a Toyota resolveu vender suas ações da Tesla, americana desenvolvedora e fabricante desse tipo de veículo.
A japonesa anunciou a decisão tempos depois de a alemã Daimler revelar uma redução de 40% em sua participação na Tesla. Após a medida, a Daimler continua sendo a terceira maior investidora da Tesla.
Toyota e Tesla têm uma colaboração no utilitário-esportivo RAV4 elétrico, em desenvolvimento desde 2010, quando as marcas juntaram forças, e revelado em 2012, quando o modelo foi vendido em algumas áreas urbanas dos Estados Unidos. O utilitário com motor elétrico teve cerca de 2.600 exemplares vendidos ao longo desses três anos e será descontinuado.
A montadora japonesa pretende concentrar esforços no desenvolvimento de veículos movidos a célula de combustível, segundo executivos da marca.
A Toyota detinha 2,4% da Tesla e mesmo com o fim dos investimentos, deixou as portas abertas para futuras colaborações técnicas.