O ápice da paixão do advogado Luis Cezar por ralis de veículos antigos ocorreu em 2010, quando ele disputou o Rally de Monte Carlo a bordo de um Volvo Amazon de 1967. “Fui o primeiro brasileiro a participar da famosa prova francesa”, conta.
E seu próximo desafio em mundiais de regularidade já está agendado. Será em 2016, quando Cezar pretende participar de uma corrida entre Pequim e Paris. “A pré-inscrição já está feita. São 19 mil km em 32 dias. Mais de 150 clássicos devem se reunir.”
O carro escolhido para encarar o longo percurso foi um Escort MK1 (da primeira geração), de 1970. O Ford fabricado na Inglaterra está homologado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para disputar provas de rali.
Comprado de um amigo do advogado há cinco anos, o exemplar raro – segundo ele, há apenas dois no País -, foi totalmente desmontado e restaurado.
Todos os equipamentos são originais e iguais aos utilizados na época em que o carro foi feito. “Instalei itens da Ex Works, empresa especializada na preparação de carros antigos para ralis”, afirma Cezar.
Mecânica. O motor é igual ao que era usado nos carros que disputavam a Fórmula Ford inglesa. Trata-se de um 1.6 a gasolina de 120 cv de potência alimentado por dois carburadores de corpo duplo da Weber.
O câmbio é manual de quatro velocidades. A tração, por sua vez, é no eixo traseiro.
O advogado participará de algumas provas no Brasil antes de seguir para Ásia com o Escort. Uma delas será o 32º Rali de Campos do Jordão (SP), entre os dias 5 e 7 de dezembro. O percurso inclui a região da Serra da Mantiqueira e passará por algumas cidades do sul de Minas Gerais.