
Para quem tem família grande ou viaja com frequência, o porta-malas pode definir a escolha de um carro. Peruas e utilitários são as opções mais lembradas, mas alguns sedãs também cumprem bem esse papel.
Selecionamos três modelos com capacidades semelhantes – a perua VW Spacefox (430 litros), o sedã Citroën C4 Lounge (450 litros) e o utilitário Renault Duster (475 litros) – para ver qual configuração atende melhor a uma família. Nos três, acomodamos a bagagem de um casal com três filhos: uma mala grande, duas médias, uma pequena, uma frasqueira e um carrinho de bebê.
Com capacidades próximas, todos acolheram bem as malas e a frasqueira. No arremate com o carrinho de bebê, quem levou a melhor foi o sedã.
Na perua e no utilitário foi necessário remover o tampão traseiro para colocar o utensílio, prejudicando a visibilidade do motorista. Já no C4, bastou um pouco de jeito para acomodar tudo e fechar a tampa do compartimento.
Em relação à facilidade de acesso, porém, o sedã perdeu para o utilitário. O compartimento do C4 é baixo e profundo, exigindo que o usuário se curve para instalar a bagagem. A “boca” larga do Duster facilita a acomodação dos volumes.
O Citroën surpreendeu pela capacidade: foi o único dos três que acomodou o carrinho de bebê semproblemas. Baixo e profundo, o compartimento não tem acesso tão fácil quanto o dos outros modelos.
Apesar de ter apenas 20 litros a menos que o C4, o compartimento da perua da Volkswagen pareceu ainda menor. As caixas de roda roubam espaço e dificultam o aproveitamento do porta-malas.
O porte parrudo do Duster não se traduziu em mais espaço para a bagagem: mesmo tendo a maior capacidade entre os três, o Renault não foi capaz de acomodar o carrinho sem a remoção do tampão.