A nova geração do Ka e a linha 2015 do Uno, que ganhou atualizações, trazem novidades importantes para o segmento de hatches de entrada. O Ford é o único da categoria com programa eletrônico de estabilidade (ESP) e o Fiat é o primeiro nacional com sistema start&stop, que desliga o motor em paradas de semáforo e congestionamentos, por exemplo. Comparamos essa dupla, que além de inovações importantes, tem preços e potências similares, para saber qual é o melhor.
O Ka, na versão 1.0 SE, venceu com certa folga. E não apenas pela importância do ESP na segurança. Até porque o Uno Evolution 1.4 contra-ataca com muita economia de combustível. O trunfo do Ford é ser mais moderno e superior em vários aspectos.
O Ka parte de R$ 35.390 e o Uno, de R$ 35.510. A lista de equipamentos também é parecida. O Ford sai de fábrica com ar-condicionado – o Fiat, não, mas, em compensação, vem com start&stop, enquanto o ESP só está disponível na versão mais cara do rival, SEL, cuja tabela parte de R$ 39.990.
No motor o Ka leva grande vantagem. Com três cilindros e 1 litro, tem rendimento muito parecido com o 1.4 de quatro cilindros do Uno.
São 85 cv com etanol, ante os 88 cv do Fiat, que, por oferecer um pouco mais de torque, leva pequena vantagem nas retomadas de velocidade. O Ford responde com um câmbio bem mais eficiente e de engates fáceis. A transmissão do Uno é mais difícil de manusear.
Comparado aos demais hatches de entrada, o Ka se destaca pelo isolamento acústico e o motor com baixo nível de ruído. O 1.4 do Fiat, bastante defasado, é barulhento nas acelerações, além de vibrar muito.
Modernidade versus fartura de conteúdo. Quando o assunto é suspensão, o Ka é melhor. Sem comprometer o conforto para os ocupantes, o sistema tem bom acerto, que se traduz em ótima estabilidade em altas velocidades e firmeza em curvas rápidas. O ESP, é claro, tem papel crucial nesse quesito.
A suspensão do Uno tem ajuste mais macio, o que acaba deixando o carro um tanto desengonçado no rodar. As respostas da direção elétrica do Ka são mais rápidas que as do rival, que é hidráulica e apresenta uma certa hesitação.
No nível de equipamentos é o Fiat que leva vantagem. Os dois compactos saem de fábrica com direção assistida, vidros dianteiros elétricos e som com entrada auxiliar. De série, além do ar-condicionado, o Ka tem chave do tipo canivete.
Do Ford são três versões com pacotes fechados. Entre a de entrada e a de topo, uma opção a R$ 37.390 tem vidros de trás elétricos e sistema de som com tela multifuncional.
O Uno também pode receber um rádio mais moderno e com monitor maior. O modelo conta ainda com extras como sensor de estacionamento, espelhos elétricos e câmera traseira projetada no retrovisor interno, todos indisponíveis no Ka. Além disso, há mais liberdade para escolher equipamentos. A maioria dos opcionais é vendida separadamente. Completo, o Fiat chega a R$ 44.270.
Equivalente nos dois carros, o acabamento é simples. No Uno, há extras que melhoram o aspecto da cabine. Por sua vez, o Ka leva ampla vantagem no preço do seguro.
OPINIÃO
Mais segurança ou menor consumo?
O que é mais importante: o ESP, que representa segurança, ou o sistema start/stop, que ajuda a reduzir o consumo de combustível? A resposta depende do que o consumidor procura. De acordo com informações da Fiat, o novo recurso do Uno pode representar uma economia de até 20% de combustível por mês. Isso significa que um motorista que encha o tanque cinco vezes a cada 30 dias passará a parar no posto apenas quatro vezes no mesmo período. Já o ESP, que corrige a trajetória das rodas em caso de erro do motorista, é preventivo. E, para mim, mais importante – na Europa, é obrigatório. Mas creio que quem compra um carro de entrada prefere a economia. Antes de os air bags e ABS serem obrigatórios, eram raros os compradores de “populares” que adquiriam esses itens.
KA
PRÓS
Modernidade – Por ser um projeto bem mais novo, Ka se destaca em visual, motor e dirigibilidade, além de ter estabilidade exemplar.
CONTRAS
Detalhes – Apesar de ser um carro de entrada, faz falta o comando elétrico para retrovisor na lista de itens opcionais.
UNO
PRÓS
Equipamentos – Além de ter lista de itens extras bem ampla, maioria dos opcionais é vendida separadamente.
CONTRAS
Conjunto mecânico – Câmbio tem engates difíceis e causa desconforto. Motor, bem defasado, é barulhento, pouco eficiente e vibra muito.