Um raríssimo carro de corrida foi restaurado e agora está exposto em museu automotivo. Trata-se do único exemplar remanescente do 966 Supersport, da Skoda, que teve apenas três unidades produzidas em 1950. Ele ficou idêntico ao modelo original apresentado naquele ano.
Visto pela última vez nas pistas em 1962, este 966 pertencia ao piloto da República Checa Ivan Micik, que foi seu dono por muitos anos até vendê-lo à Skoda, em 2007. A marca, também sediada no país do leste europeu, iniciou então o longo processo de restauração da raridade.
Agora, o carro de corrida está exposto no museu da Skoda, na cidade checa de Mladá Boleslav. Vale lembrar que a fabricante é uma das marcas do Grupo Volkswagen.
PROJETO
O 966 Supersport tem chassi de alumínio e duas versões de motor, com 1,1 e 1,2 litro. O primeiro, com dois carburadores, podia gerar 90 cv.
O segundo era acompanhado por dois compressores para desenvolver 180 cv. No estágio final de desenvolvimento, houve ainda um 1.5, que podia ser acompanhado por dois carburadores e dois compressores.
Não foi informado, no entanto, com qual motor está equipado o exemplar restaurado pela Skoda.