Um lote de 60 carros abandonados durante 50 anos em uma fazenda fracesa foi avaliado em 12 milhões de libras, valor equivalente a pouco mais de R$ 49 milhões. E nem foi difícil chegar a esse valor. Pra começar, a Ferrari 250 GT Spyder California SWB, que na foto aparece toda coberta de jornais, revistas e livros, teve apenas 37 exemplares fabricados.
E para deixar a história ainda mais interessante, o esportivo foi utilizado pela dupla Alain Delon e Jane Fonda no filme Les Félins, de 1964. A mais cara 250 GT Spyder da história foi arrematada num leilão por cerca de 5,5 milhões de libras, ou seja, R$ 22 milhões. Se considerarmos o valor histórico do exemplar que teve os dois astros do cinema em seus bancos, podemos concluir que só essa Ferrari já representa mais da metade do valor de avaliação da coleção. Mas há ainda um Talbot-Lago T26 Cabriolet, que pertenceu ao extravagante rei egípcio Farouk. Outra verdadeira raridade.
Já o carro que aparece ao lado da Ferrari coberta de revistas é um Maserati A6G 200 Berlinetta Grand Sport Frua, que é um dos três exemplares existentes no mundo. E ainda há Bugatti, Hispano-Suiça, Panhard-Levassor, Delahye, Delage e mais uma porção de clássicos.
Os 60 carros foram acumulados a partir da década de 1950 pelo empresário francês Roger Baillon, do ramo de transportes, que chegou a exibir no Salão de Paris naqueles anos um roadster que ele próprio construiu. Baillon comentava que seu sonho era criar um museu e contar a história do automóvel no período pré-guerra, mas nos anos 1970 a empresa entrou em dificuldades e o sonho foi adiado, com a venda de cerca de 50 carros.
Os modelos que sobraram foram parar na fazenda da família no oeste da França e só agora foram revelados. Os netos de Baillon contrataram os especialistas Matthieu Lamoure e Pierre Novikoff, da Artcurial Motorcars, que chegram ao valor estimado da coleção. O leilão está marcado para 6 de fevereiro de 2015, pela Artcurial Motorcars, em Paris.
Veja na galeria algumas das raridades.