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Lego lançará protótipo do WEC para montar
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Lego lançará protótipo do WEC para montar

Modelo tem elementos como pistões que se movem no motor V8 e suspensão independente

06 de dez, 2014 · 2 minutos de leitura.

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 Lego lançará protótipo do WEC para montar
Carrinho é composto por 1.219 peças

A temporada de automobilismo deste ano está prestes a acabar, então é hora de se preparar para um período de estiagem. Para aqueles que precisam de distração extra, a Lego vai lançar um kit dedicado aos fãs do esporte.

Chamado “24 Hour Race Car”, da linha Technic, o carrinho de montar se assemelha aos protótipos que disputam o Campeonato Mundial de Endurance, como Toyota TS040 e Audi R18 e-tron.

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Com 1.219 peças, é preciso paciência para finalizá-lo. Mas o kit inclui características interessantes, como motor V8 com pistões que se movem de verdade, suspensão independente na frente e atrás, possibilidade de virar as rodas dianteiras e abertura de portas e do compartimento do motor.

Infelizmente o “brinquedinho” só chega às lojas em meados de 2015 – ou seja, quem se animou a fazer seu pedido ao Papai Noel, vai ter de esperar mais um pouco. O preço também não foi anunciado.

Para ter um parâmetro, o Lego Mini Cooper, lançado em agosto, custa US$ 100, mas não traz elementos tão detalhados. A linha Technic, de montagem mais complexa, tem alguns exemplares a venda no Brasil, como caminhões e guindastes, com preços que chegam a R$ 1.229.



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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.