Seis anos após ser lançado no Brasil, o Dodge Journey recebe pela primeira vez no País a opção de tração nas quatro rodas. Baseada na versão de topo R/T, a AWD traz sistema que atua sob demanda (a distribuição de força entre as rodas é automática, sem que seja preciso acionar nenhum botão) e tem preço de R$ 129.900 – R$ 5 mil a mais que a convencional.
A mecânica é a mesma da versão R/T: motor Pentastar 3.6 V6, que desenvolve 280 cv de potência e torque de 34,9 mkgf, além de câmbio automático de seis velocidades.
A extensa lista de equipamentos de série inclui air bags frontais, laterais e do tipo cortina, ar-condicionado digital de três zonas, controles eletrônicos de estabilidade e tração, rodas de alumínio de 19 polegadas, teto solar elétrico, sistema de entretenimento com leitor de CD, DVD e MP3, navegador GPS e sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, entre outros itens.
O apelo é familiar, pois há espaço para sete pessoas viajarem com conforto, além de porta-malas que leva até 1.461 litros com os bancos rebaixados. A segurança é um dos pontos fortes do Journey. Por isso, o sistema de tração 4×4 não sugere uma proposta para trechos realmente fora de estrada. O objetivo é oferecer mais estabilidade em pisos de baixa aderência. Em pista molhada, por exemplo, o crossover não ameaça “patinar”, nem mesmo em ladeiras íngremes.
A transmissão tem trocas lentas em reduções e acelerações mais bruscas, mas o motorzão V6, em geral, tem bom comportamento na cidade. Para esse desempenho, porém, cobra-se um preço: o consumo de combustível. Rodando na cidade, a média foi de 5,7 km/l – mostrada no computador de bordo.