O Santa Cruz Crossover Truck Concept é o tipo de veículo que a Hyundai acredita que a “Geração Y”, jovens entre 20 e 30 anos que cresceram na era da tecnologia e de prosperidade econômica – e que representam o segundo maior público consumidor de automóveis – , pode se interessar. A coreana chama esse grupo de “aventureiros urbanos” e afirma que o Santa Cruz oferece versatilidade para atender suas necessidades tanto profissionais quanto de lazer. O modelo é a estrela do estande da marca no Salão de Detroit, aberto ao público até o dia 25 deste mês.
O design é bastante agressivo, com grade dianteira hexagonal, para-lamas largos, projetores duplos nos faróis, luzes de neblina proeminentes e pinças de freio amarelas da marca Brembo. Para facilitar a dirigibilidade na cidade, o modelo não é muito grande: as dimensões são comparadas às de um crossover compacto.
As enormes rodas são calçadas com pneus Michelin com acabamento especial. As portas têm dobradiças posteriores para aumentar a abertura e facilitar o acesso ao banco traseiro. Na caçamba há uma espécie de extensor que percorre um trilho, como uma gaveta, para aumentar sua capacidade, que fica similar à de uma picape média.
Sob o capô o Santa Cruz traz um 2.0 turbodiesel que entrega 190 cv de potência e 41,4 mkgf de torque. Segundo informações da marca, é possível rodar até 12,8 km com um litro de combustível. Dados sobre uma possível produção não foram divulgados.