Com a proliferação de ciclovias e bicicletas circulando por São Paulo, a nova tecnologia que está sendo desenvolvida pela Jaguar Land Rover vem bem a calhar. A marca inglesa criou um sistema que usa cores, sons e vibrações dentro do carro para alertar o motorista de potenciais acidentes envolvendo as “magrelas”.
Há uma série de sensores que detectam ciclistas que eventualmente transitam na direção do veículo e que emitem um alerta (com som de buzinas antigas de bicicleta), além de acender luzes do lado em que a bike se aproxima e inflar levemente a parte superior do encosto do banco, simulando um tapinha no ombro do motorista. O sistema também detecta a presença de motos.
“O ‘Sensor de Bicicleta’, como será chamado, nos leva além das tecnologias atuais de indicação de perigo. Ícones nos retrovisores também otimizam a localização da luz, som e toque para aumentar a intuição. Isso cria avisos que permitem uma reação cognitiva rápida e acionamento imediato do cérebro. Quando vemos a tela com luz vermelha com a nossa visão periférica, sabe-se na hora da aproximação do ciclista”, afirma o diretor de pesquisa e tecnologia da Jaguar Land Rover, Dr. Wolfgang Epple.
Confira no vídeo como a tecnologia funciona.