A Kia revelou seu conceito híbrido com tração integral Trail’ster, versão baseada em um Soul “anabolizado”, no Salão de Chicago. Desenvolvido para oferecer eficiência energética na cidade e capacidade para o fora de estrada, o modelo ganhou 6,3 cm de altura em relação ao solo e placas de alumínio sob o assoalho para uma aparência mais robusta.
O Trail’ster é equipado com motor 1.6 de quatro cilindros com sistema start/stop, que desenvolve 185 cv, além de câmbio automático de seis velocidades. Esse propulsor a gasolina traciona apenas o eixo dianteiro; já o traseiro é movido por um motor elétrico de 35 cv alimentado por uma bateria de íons de lítio de 1.2 kW/h. No total, o sistema produz 220 cv.
Segundo a Kia, o carro pode rodar por cerca de 4 km apenas com eletricidade. Não há conexão física entre os motores – apesar de o elétrico funcionar sozinho em baixas velocidades. Mas na maior parte do tempo, a tração é integral.
A marca também afirma que a economia de combustível na cidade melhora de 25% a 30% e entre 5% e 10% na estrada com o sistema híbrido se comparado ao 2.0 do atual Soul. Ainda não há confirmação se a versão será produzida.
Confira no vídeo abaixo como roda o conceito Trail’ster.