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Vídeo: Vettel testa Ferrari FXX K na pista
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Vídeo: Vettel testa Ferrari FXX K na pista

Piloto alemão leva superesportivo de 1.050 cv ao limite em circuito na cidade de Maranello, na Itália

15 de fev, 2015 · 2 minutos de leitura.

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 Vídeo: Vettel testa Ferrari FXX K na pista
FXX K  tem 1.050 cv de potência e 92 mkgf de toque

A Ferrari divulgou um vídeo no qual o piloto alemão Sebastian Vettel, contratado pela scuderia para a temporada 2015 de Fórmula 1 no lugar do espanhol Fernando Alonso, aparece testando a FXX K no circuito de Fiorano, em Maranello, na Itália.

A companhia não deu muitos detalhes sobre o evento, já que a matéria completa estará na próxima edição da Ferrari Magazine. Mas é possível perceber que Vettel fica claramente impressionado com as habilidades do superesportivo na pista. “Mamma mia! Ela vai como um foguete!”, exclama o piloto durante a gravação.

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Só para lembrar, a Ferrari FXX K é baseada na LaFerrari, mas tem 90 kg a menos e traz motor revisado para produzir 1.050 cv de potência e cerca de 92 mkgf de torque.

Confira Vettel levando o carro ao limite.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.